quarta-feira, 13 de março de 2013

IPVA VENCE SEXTA-FEIRA PARA ALGUNS CARROS

Folha de PE

Os proprietários de veículos com placas encerradas em 5, 6 e 7 precisam ficar atentos ao prazo para o pagamento da cota única com 5% de desconto ou da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), dos Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e das taxas de Licenciamento 2013. O vencimento dos documentos será na próxima sexta-feira, dia 15, e a data não será prorrogada. Para evitar problemas, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) faz um apelo aos cidadãos para que não deixem a impressão e a quitação dos boletos para o último dia.

No último dia 5, data da primeira parcela ou cota única dos veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4, o site do Detran-PE registrou um aumento de 68% no número de visitas em relação ao ano passado. O número alto de acessos provocou um colapso no sistema do órgão fazendo o site sair do ar. “É muito importante que o cidadão cumpra essa obrigação com antecedência. Deixar para o último dia desestrutura qualquer órgão. Dia 15 é o último dia, não o único para o pagamento”, declarou a presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra.

Para evitar que os quase 680 mil proprietários de veículos obrigados a pagar o IPVA e DPVAT nesta convocatória enfrentem problemas com o site, a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) ampliou em 50% a memória para acelerar o processamento das informações e ainda aumentou a capacidade de geração de 100 para 500 PDFs de boletos por minuto simultaneamente. “Lembrando que só deve imprimir quem não recebeu o boleto do IPVA em casa ou prefira fazer o pagamento parcelado em três vezes”, explicou Fátima Bezerra. “Estamos fazendo nossa parte, mas agora contamos com o bom senso do contribuinte”, completou.

Este ano, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) do IPVA enviado aos contribuintes traz apenas a opção de cota única. A medida foi tomada para evitar os processos de restituição por duplicidade de pagamento, que no ano passado somaram mais de duas mil demandas junto à Secretaria da Fazenda do Estado. A opção pelo parcelamento em três cotas continua em vigor. Quem fizer esta opção precisará emitir a guia diretamente no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) ou solicitar pessoalmente em um dos mais de 100 postos de atendimento ou um dos 40 quiosques do órgão.

O DPVAT (seguro obrigatório) também poderá ter o pagamento dividido em até três cotas. Como no caso do IPVA, o boleto também só trará a cota única, mas o parcelamento também será feito pela internet, no endereço (https://parcelamento.dpvatsegurodotransito.com.br), não podendo a parcela mínima ser inferior a R$ 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário