terça-feira, 12 de março de 2013

MINAS GERAIS TERÁ "BOLSA ACADEMIA" CONTRA OBESIDADE

Estado de Minas

Diante de números que apontam crescimento do sobrepeso entre adolescentes, surge em Minas Gerais uma espécie de “bolsa-academia”. A partir de abril, jovens de 10 a 19 anos que estiverem acima do peso e sendo atendidos pelo Programa Saúde da Família poderão ter a atividade física custeada pelo governo. Para ter uma dimensão do problema, dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que, em 2010, 13,8% dos mineiros nessa faixa etária tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado. Em 2012, eram 15,1%. No Brasil, de acordo com o último Vigitel – pesquisa do Ministério da Saúde feita por inquérito telefônico –, 21,7% dos meninos e 19% das meninas estavam acima do peso em 2008/2009.

Desde o início do ano, prefeituras e academias estão sendo cadastradas para acolher os novos alunos no projeto Geração Saúde, desenvolvido pelas secretarias de estado de Esportes e de Saúde. A mensalidade será de R$ 50, paga pelo estado. Um total de 78 academias já se inscreveram no estado. Para ser beneficiado, o jovem precisa comparecer no mínimo três vezes por semana à academia e a presença será confirmada por meio de biometria.

A ideia é que ele seja avaliado constantemente e obtenha resultados positivos ao final de 18 meses. Inicialmente, são 14 mil vagas para este ano, gasto estimado em R$ 10 milhões. Eles poderão fazer qualquer atividade oferecida pela academia a partir de avaliação do educador físico, ou seja, além de musculação, terão acesso a atividades como spinning, hidroginástica, natação e jump, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário