segunda-feira, 4 de março de 2013

MOTOFRETISTAS TÊM MAIS TEMPO PARA SE ADEQUAR

Os motofretistas que ainda não se adequaram às mudanças nas regras de segurança terão um tempo maior para entrarem na norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A regulamentação somente entrará em vigor no dia 4 de abril, quando o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passará a aplicar multas a quem descumprir as exigências. Esta é a terceira vez que o prazo é prorrogado.

De acordo com a presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra, a prorrogação foi uma determinação do Contran para tentar resolver o problema da ausência dos equipamentos no mercado.

Passa a ser obrigatório, a partir do dia 4 de abril, o uso de capacetes com faixas retrorrefletivas, sapatos fechados ou botas, colete sinalizado, cotoveleira, joelheira e luvas. Além disso, eles também devem colocar no veículo a antena corta pipa, a proteção para as pernas, chamada de mata-cachorro, e o baú de carga, com elementos indicativos retrorrefletivos. Quem não seguir a nova regulamentação poderá sofrer multas que irão variar de R$ 85,12 a R$ 127,69 e ganhar cinco pontos na carteira.

Os trabalhadores devem ter 21 anos, possuir habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos e ter o curso especializado de motofretista. Quem ainda não fez a capacitação, pode se inscrever pelo site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) e realizar as aulas teóricas online. “Depois, eles devem procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) para as aulas práticas e depois fazer uma prova na sede do Detran-PE. Com isso eles ganharão a placa de cor vermelha para a moto e um aviso na habilitação, mostrando que ele está apto para trabalhar na função”, disse Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário