segunda-feira, 11 de março de 2013

O JUIZ, O AR-CONDICIONADO E A LAGARTIXA

FLORIANÓPOLIS - As lagartixas, ao menos as catarinenses, têm todo o direito de zanzar pelas paredes, caçar mosquitos e completar sua dieta com outros insetos. A opinião não é de um biólogo ou presidente de ONG que defende animais, mas de um juiz.

Alexandre Morais da Rosa, da 1ª Turma de Recursos da Capital, analisou a disputa entre o dono de um ar-condicionado pifado por uma lagartixa intrusa e uma importadora.

Na decisão a favor do consumidor, ele escreveu que toda lagartixa tem o direito de circular pelas paredes externas das casas à cata de mosquitos e outros pequenos insetos que constituem sua dieta alimentar. Rosa negou o recurso da empresa e a condenou a pagar R$ 664 ao morador de Florianópolis.

Todo mundo sabe disso [direitos de circular das lagartixas] e certamente também os engenheiros que projetam esses motores, que sabidamente se instalam do lado de fora da residência, área que legitimamente pertence às lagartixas, completou o juiz. A decisão, de 7 de fevereiro, só se tornou pública agora.

O pedido de indenização à Komlog Importação Ltda. Foi feito em 2011 pelo aeronauta aposentado Antenor Cirtoli, 64, após seu aparelho pifar com três meses de uso. Técnicos detectaram que o motor travou por causa da lagartixa.

Eu falei com o fabricante, mas não me escutaram. Tentei o Procon e não houve acordo. Aí, entrei no tribunal de pequenas causas, porque era um direito meu, diz Antenor.

O fabricante, que recorreu em primeira instância, pode recorrer de novo. A empresa afirmou, em nota, que busca oferecer produtos da melhor qualidade e que não é possível inserir uma proteção ao motor do ar-condicionado.
Por Jeferson Bertolini (Folhapresse).

Nenhum comentário:

Postar um comentário