quarta-feira, 3 de abril de 2013

CLARA NUNES NOS DEIXOU HÁ 30 ANOS E GUARDOU MARCAS EM PE


FolhaPE

Clara Nunes nos deixou há exatos 30 anos, mas sua música ainda se faz ecoar nos quatro cantos do Brasil.

A "Cantora Guerreira", como também era conhecida, representa um legado musical que conseguiu revelar e ainda transcender o ritmo genuinamente brasileiro. A mineira de Paraopeba exaltou o samba e, sem tabus, cultuou as raízes africanas, tanto na música quanto na religião.

Sua morte aconteceu em 2 de abril de 1983 - um mês após sofrer um choque anafilático durante uma cirurgia de varizes - e deixou milhares de fãs desconsolados. Tal como foi a comoção provocada pelo falecimento de Elis Regina um ano antes, a despedida de Clara Nunes gerou uma mobilização nacional.

Antes do disco Clara Nunes, que a projetou no cenário musical brasileiro, a cantora se restringia a interpretar boleros e músicas românticas com tímidos arranjos. Foi apenas em 1971, ano de lançamento do LP homônimo, que a canção “Ê baiana” caiu nas graças do público. A partir de então, a intérprete mineira passou também a ter ares de baiana, assim como Carmen Miranda.

Em meados dos anos 70, as sambistas Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes ficaram conhecidas como o “ABC do Samba”. Mas Clara se sobressaiu, ainda que em rivalidade com Beth. Na mesma década, gravou Cartola ("Alvorada no Morro"), Paulinho da Viola ("Coração Leviano"), Dorival Caymmi ("É Doce Morrer no Mar”), Toquinho (“Samba Da Volta”), Nelson Cavaquinho ("Juízo Final"), Chico Buarque ("Morena de Angola") e canções de outros compositores que, unidas a sua energia e performance de palco, renderam popularidade à intérprete.

Outro fator considerável na trajetória de Clara se deve à introdução de temáticas afrorreligiosas em seus discos. “A Deusa dos Orixás”, “Ijexa”, “Filhos de Ghandi” e “Guerreiro de Oxalá” são algumas das músicas que marcam a aceitação do tema ainda polêmico à época.

Clara não demonstrava preocupação perante a opinião pública no que diz respeito a sua religiosidade. Iniciada no candomblé, ainda no Rio de Janeiro, a cantora veio ao Recife e foi banhada no rio Capibaribe em ritual onde teria sido consagrada a Oxum, como filha das águas.

A mãe-de-santo Rosa Maria conta que foi no Alto da Sé, em Olinda, mais precisamente no terreiro do Pai Edu - ou ainda Palácio de Yemanjá - onde Clara Nunes pediu ao Babalorixá para que jogasse seus búzios. 

“Pai Edu jogou os búzios para ela, que na época enfrentava problemas na carreira. Os búzios a mostraram como filha de Oxum e Xangô, por isso Clara Nunes fez todo o ritual no rio Capibaribe, em uma lavagem de cabeça chamada amassí”, explicou.

Juliana Barbosa, filha do babalorixá falecido em 2011, conta ainda que Clara ficou hospedada no terreiro durante uma semana de resguardo espiritual. Em 1973, no segundo LP Clara Nunes, a canção 
 “Homenagem a Olinda, Recife e Pai Edu” traz a interpretação de uma ciranda.

Há controvérsias acerca de seu orixá, já que na canção “Guerreira” a intérprete se identificava como filha de Ogum e Iansã. Ainda assim, as declarações sobre os rituais, restrições alimentícias, cores de roupa, “mudanças de santo” e outras afirmações sobre sua religião associou a imagem da artista à uma ligação forte com a umbanda e o candomblé.

O tabu ainda veio à tona após a morte de Clara. Diversas especulações da imprensa e dos fãs atribuíram à religião a causa de sua morte. Pai Edu afirmou em uma entrevista à revista Amiga, na edição de 20 de abril 1983, que alertara a cantora sobre o “o risco que ela estava correndo”, já que os filhos-de-santo costumam se resguardar de cirurgias no período pascal e sobre a ausência de Clara no Palácio de Yemanjá.

Especulações à parte, a morte de Clara Nunes deixou para a música brasileira um imenso legado, além de uma lacuna que jamais será preenchida. Antes de tudo, a sambista se dedicou a raiz brasileira chegando a gravar também choros, forrós e baiões, estes últimos reflexos de sua admiração por Luiz Gonzaga. Nos 30 anos que sucederam seu falecimento, nenhuma voz se igualou a sua: vibrante, enérgica e cheia de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário