terça-feira, 9 de abril de 2013

LEI QUE OBRIGA RÁDIOS DO RECIFE A TOCAREM FREVO TODOS OS DIAS ENTRA EM VIGOR


Do JC Online

Uma lei que pretende estimular a produção de frevo e a manutenção do ritmo durante o ano todo será sancionada nesta terça-feira, às 17h, pelo prefeito Geraldo Júlio: a Lei Momento do Frevo. O ato acontece no gabinete do prefeito, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Recife. O projeto foi apresentado no início de fevereiro pelo vereador Marco Aurélio Medeiros, do Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Apesar de a lei instituir que as rádios do Recife toquem apenas um frevo por dia, no horário entre  8h e 12h ou entre 14h e 18h, o vereador acredita que a medida irá incentivar a população a ouvir o ritmo com frequência fora da época carnavalesca, além de abrir espaço para os novos compositores de frevo. "Hoje o jovem músico não produz frevo pois ele sabe que não haverá divulgação. Agora vamos abrir um espaço para eles", diz.

A música escolhida ficará a critério do veículo de comunicação. As rádios com fins de religiosos e de cunho apenas noticioso ficaram fora do projeto. "O ideal é que não fosse necessário uma lei para que as rádios tocassem frevo o ano todo. Mas como ainda não há essa consciência, vamos tentar contribuir incentivando essa divulgação" conclui Marcos Aurélio. Em relação à fiscalização, ele acredita que ela será feita pelos próprios artistas, os maiores interessados em esse projeto dar certo.

Como diz Roberto Carlos "cá com meus botões": será que as rádios de Salvador tocam axé diariamente porque são obrigadas?
Que estado é esse onde para ser ouvido uma vez no dia nas emissoras de rádio da capital, o ritmo genuinamente pernambucano é imposto através de uma lei?
Tocar frevo, ciranda, maracatu, coco-de-roda em sua programação diária, não deveria ser algo normal em qualquer emissora pernambucana?

A que ponto chegamos quanto à valorização de nossa cultura musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário