segunda-feira, 15 de abril de 2013

EQUIPE DE DILMA USA JATINHOS DA FAB EM VIAGENS "MAQUIADAS"

Blog do Magno Martins

Integrantes do primeiro escalão da presidente Dilma Rousseff (PT) usam jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagens de agenda 'maquiada', onde misturam compromissos oficiais e eventos não relacionados às suas atividades no governo, além de recorrerem às aeronaves privê para voltar para casa no fim de semana, quando poderiam optar por voos comerciais disponíveis nos mesmos horários.

Em pouco mais de dois anos de governo, os voos em jatinhos do primeiro escalão ligado a Dilma somam uma distância equivalente a dez vezes o caminho de ida e volta à Lua. Foram 5,8 mil voos, com custo estimado de R$ 44,8 milhões, segundo cálculo feito pelo professor Fernando Martini Catalano, chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP em São Carlos. A FAB não divulga o número por considerá-lo 'estratégico'.

No início do mandato, Dilma recomendou parcimônia no uso dos jatinhos. Contudo, isso não impediu que os pousos e decolagens aumentassem 5% de 2011 para 2012 e o tempo de voo crescesse 10%.

O decreto presidencial 4.244, de 2002, define as prioridades de utilização das aeronaves: emergências de segurança ou médica têm preferência. Depois vêm as viagens a serviço. Recorrer ao táxi aéreo público para deslocamento às residências nos Estados aparece apenas como terceiro item de prioridade de uso.

São 18 aeronaves à disposição de ministros, vice-presidente da República e presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Dilma tem dois jatos, exclusivos da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário