segunda-feira, 15 de abril de 2013

LEITE SOME E FAZ PREÇO DO QUEIJO COALHO DISPARAR

Folha de Pernambuco

Com a redução de 72% da ba­cia leiteira do Estado, os estabelecimentos produtores de queijo coalho viram o volume reduzir na mesma proporção. O motivo é simples: a fabricação do laticínio é dependente da oferta de leite, prejudicada pela maior estiagem das últimas quatro décadas. O problema é tanto que a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE) não arrisca um prognóstico sobre o faturamento que será gerado este ano.

Dos tipos A e B do queijo coalho (ver quadro) a produção diária foi reduzida a 5.724 quilos, sendo 2.354 kg/dia do tipo A e 3.370 kg/dia do tipo B, tendo como base 26 municípios produtores. Nesse cenário, o único fator em alta é o preço do quilo do queijo coalho vendido ao consumidor final. “No estabelecimento processador (fábrica, queijaria, por exemplo), o preço médio é de R$ 15. Sendo assim, no comércio, o quilo chega a custar R$ 22”, contabiliza o chefe da unidade estadual de inspeção animal da Adagro, André Sérgio Dias. 

Levantamentos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) apontam que a média de perda diária da bacia leiteira do Estado está estimada em 750 mil litros. Diante da realidade preocupante, a secretaria vem investindo em ações emergenciais para amenizar os efeitos negativos provocados pela seca nos rebanhos leiteiros.

Segundo informações da pasta, vem sendo estruturado o Programa de Distribuição de Cana-de-Açúcar, que conta com seis polos de atendimento aos pecuaristas da bacia leiteira, onde cada um receberá 100 toneladas de cana por dia. São eles: Surubim, Arcoverde, Itaíba, Garanhuns, São Bento do Una e Caruaru.

“Paralelo à nova estrutura, serão disponibilizados pelo Governo do Estado 15 caminhões para o transporte diário de cana para atender aos fornecedores de cada um dos laticínios e queijarias, que terão a competência de fazer a distribuição junto aos pequenos criadores rurais”, explicou a Sara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário