domingo, 23 de junho de 2013

O CULPADO É O FESTIVAL DE INVERNO


Esplanada Guadalajara (23 de junho de 2013)

Como diz o frevo da quarta-feira de cinzas: "é de fazer chorar", ver os espaços da Esplanada Guadalajara e Colunata totalmente desertos em plena véspera de São João em Garanhuns. Que saudade dos tempos do "Forró no Asfalto", do Palhoção de Zito do Tacho", dos concursos de quadrilhas na Av. Rui Barbosa comandados por dona Júlia.

Hoje, nem a prefeitura nem o comércio se movimentam no sentido de elaborarem uma programação para o santo mais comemorado do mês de junho no nordeste.

Enquanto cidades como Bom Conselho, Saloá, São João e outras, investem em atrações como Elba Ramalho, Assisão, Maciel Melo, Amazan, além de abrirem espaço para as bandas locais e regionais como Mourinha do Forró, Ronaldo Cesar e a Tropicana, Forrozão AD e outras, aqui, apenas os grilos cantam nas praças e ruas da cidade que, adormece sob a neblina.

As famílias da periferia tentam manter acesa a tradição da fogueira para que a cidade não vire um cemitério.

É lamentável, pois na noite de 23 de junho, toda cidade nordestina, por menor que seja, comemora a data.

A explicação para o deserto na cidade em plena noite de véspera de São João dado pela prefeitura é que não dá para concorrer com Caruaru, Gravatá e Arcoverde. Além disso, em julho já vem o Festival de Inverno, o que não justificaria dois investimentos tão próximos um do outro. Será?

Será que para termos São João em Garanhuns, será preciso acabar com o Festival de Inverno?

Colunata (23 de junho ded 2013)

3 comentários:

  1. Acho que Izaias ta perdido quando ele fazia festa com dinheiro di ministerio tudo podia agora nao pode mais, mais se preocupem os rapazes do bicho eventos vao ganhar a licitacao dos camarotes con a ajuda da noiva de geraldinho do bicho a secretaria de turismo a sra. gerlane os caras vao mandar em tudo no festival vai dos camarotes as barracas . vai ser um escandalo mais e verdade do esperem oara ver. paulo serafim bastos - magano . garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Garanhuns precisa encontrar um investidor em eventos que levassem para Guadalajara uma montagem de um grande palhoção, para realizar pelo menos dois dias de festa junina, (dias 23 e 24 de junho, com shows, etc.

    Aproveitando, os moradores da cidade, tem que cobrar da Prefeitura, um providencia urgente, para finalmente demolir a Antiga Rodiviaria, (ou indenizando os ocupantes daquele loca), ou através da Justiça federal.
    A praça precisa ser ampliada, está muito pequena para o público.
    Maicon

    ResponderExcluir
  3. Na realidade garanhuns precisa encontrar é a sua identidade cultural e economica.
    Enquanto isso "só lembranças...." Que pena uma cidade que quase não tem festividades tipicas de sua região, quem sabe um dia Garanhuns muda.

    ResponderExcluir