sexta-feira, 21 de junho de 2013

PM ACABA PROTESTO NA AV. RUI BARBOSA E PRENDE MANIFESTANTE. ELA DIZ QUE FOI AGREDIDA DENTRO DA VIATURA POLICIAL.

Maria Ediclécia foi levada algemada

A caminhada de protesto que aconteceu ontem aqui em Garanhuns foi encerrada por volta das 18 horas, depois de uma concentração em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do governo municipal.

A grande maioria dos participantes voltou para casa; um grupo se reuniu na Esplanada Guadalajara e um outro grupo formado por cerca de 100 jovens estudantes resolveu retornar à Av. Santo Antônio para continuar com os protestos. Conduzindo cartazes, o grupo decidiu sentar no asfalto, impedindo a passagem de veículos. Não houve reação dos motoristas e a PM acompanhou tudo à distância sem interferir. Pelo menos três pontos da avenida foram fechados mas logo liberados, muito embora alguns comerciantes tenham fechado seus estabelecimentos (farmácias e padarias) com medo da ação de vândalos.

O grupo deixou a Santo Antônio e seguiu para fechar a Rua 15 de Novembro, ocasionando um grande engarrafamento que se estendeu até a Praça Souto Filho. Na Rua 15 de Novembro, o comandante do 9º BPM, Ten-Cel Maranhão, tentou convencer um dos líderes do movimento a liberar a passagem dos carros mas não foi atendido, o que levou o comandante a desviar o trânsito e evitar um confronto com o grupo.

Os manifestantes seguiram pela Rua 15 e obrigaram o fechamento de uma farmácia e tentaram forçar o fechamento do Supermercado Bonanza, mas logo desistiram. Seguiram até a Av. Rui Barbosa e mais uma vez impediram a passagem de veículos no cruzamento com a Av. Simoa Gomes, principal corredor de ligação entre os principais hospitais da cidade.

Foi aí que o clima esquentou com a chegada de policiais do GATI. Os policiais comandados pelo Capitão Gilson exigiam a liberação da avenida pois a manifestação já havia sido encerrada. Houve desentendimento entre manifestantes e policiais resultando na prisão por desacato, desobediência e resistência, da jovem Maria Ediclécia Alves Ferreira Torres, 24 anos, casada. Ela teria chamado o capitão de idiota.

O próprio capitão Gilson efetuou a prisão da jovem que foi algemada, colocada na viatura policial e levada à Delegacia Regional. Lá foi registrado um TCO, a jovem foi levada ao Hospital Regional Dom Moura para exame de corpo de delito, tendo retornado à delegacia onde prestou depoimento e foi liberada.

Ao deixar a delegacia, por volta das 21:30 minutos, Maria Ediclécia disse que no trajeto entre a Avenida Rui Barbosa e a delegacia, foi agredida fisicamente e teve os cabelos puxados pelos policiais que estavam na viatura, com excessão do motorista.

O capitão Gilson informou que chegou à avenida Rui Barbosa, atendendo solicitação de cidadãos que ligaram para o 190, não tendo sido portanto, uma ordem do comando do 9º BPM.

Quando a denúncia de espancamento dentro da viatura policial foi feita, o capitão Gilson já havia deixado a delegacia, não tendo sido possível ouví-lo.

Comandante do 9º BPM dialoga com um dos líderes dos manifestantes

Manifestantes interditaram o trânsito nas Avenidas Rui Barbosa e Simoa Gomes

6 comentários:

  1. Tem de aparecer os imbecis pra estragar a festa.
    Estes Idiotas que acabam com a credibilidade do Movimento.

    ResponderExcluir
  2. Episódio demonstra o despreparo geral da polícia, comandada pelo Capitão Gilson, que tomou como ofensa pessoal uma simples palavra de uma jovem, que no calor e entusiasmo da passeata manifestava indignação pela arbitrariedade e truculência policial, que se encontravam fortemente armados contra cidadãos indefesos. Estou consternado e indignado pela violência sofrida pela Sra. Maria Ediclécia e convoco a população PARA PROTESTAR CONTRA A VIOLÊNCIA E TORTURA POLICIAL, no dia 26 DE JUNHO AS 14 HORAS, EM FRENTE AO PARQUE EUCLIDES DOURADO COM ROTEIRO PELA CÂMARA VEREADORES E MINISTÉRIO PÚBLICO E DE VOLTA ATÉ 9º BATALHÃO POLICIA MILITAR. POVO UNIDO CONTRA VIOLÊNCIA POLICIAL. ASS. CAZÉ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Truculência policial na manifestação de Garanhuns? Acho que o cazé anonimo ai de cima refere-se a São Paulo... Aqui a polícia teve tolerancia demais... Se fossem outros, já tinham baixado a ripa nesses safados, assim que dispersou... Os manifestantes de verdade, encerraram as 18 horas. Os arruaceiros continuaram. Cacete neles Polícia!

      Excluir
    2. Saudação Marcelo Jorge!

      Considere que a polícia intimidou todos os manifestantes, conduzindo a passeata com diversos policiais, cavalaria e veículos, inclusive de operações especiais, notadamente preparados para confrontos e com nenhum ânimo de tolerância, apenas não agiram pela passividade dos manifestantes. Portanto reitero minha indignação antes a truculência policial, que intimidaram todas as pessoas numa legítima manifestação. A polícia é corporativa e serve muito pouco a sociedade, mas admito que é UM MAL NECESSÁRIO. Ass. Cazé

      Excluir
  3. Marcos Cardoso, o manifesto, a essa altura do campeonato já havia sido encerrado e todos já estavam a caminho de suas casas em paz, assim como foi em todo o protesto. O que ocorreu é que alguns poucos que participaram do manifesto queriam continuar, mesmo sendo alertados de que não teriam apoio da comissão organizadora, que a todo tempo esteve empenhada em manter a ordem entre todos e seguir com o percurso até então já definido juntamente com a PM.

    Na imagem onde mostra que o "Comandante do 9º BPM dialoga com um dos líderes dos manifestantes", é uma inverdade, pois o mesmo não faz parte da liderança do movimento. Esse é um dos que incentivou aos outros (poucos) a o seguirem para continuar com um protesto, mesmo esse não havendo concordância com a grande maioria.

    O movimento contou com cerca de 5.000 (cinco mil) participantes (segundo a PM) e o fato de cerca de 15 pessoas terem excedido não representa o movimento. A comissão organizadora tentou os convencer a parar, mas não deram ouvido e seguiram por conta própria.

    Um movimento totalmente pacífico, feito por cerca de 5.000 pessoas que lutam por uma causa nobre, pelo povo brasileiro, não pode ser lembrada por atos irresponsáveis por parte de poucos. A sociedade presenciou, a PM parabenizou a todos pela linda manifestação, e foi linda mesmo, e em paz.

    Aqueles que continuaram não representam a grande maioria.

    ResponderExcluir
  4. Em relação a convocação da população para se manifestar contra a VIOLÊNCIA E TORTURA POLICIAL, quero remarcar a data para o dia 1º DE JULHO AS 15 HORAS, COM CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO PARQUE EUCLIDES DOURADO, COM ROTEIRO PELA CÂMARA VEREADORES E MINISTÉRIO PÚBLICO E DE VOLTA ATÉ 9º BATALHÃO POLICIA MILITAR. POVO UNIDO CONTRA VIOLÊNCIA POLICIAL. CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS. ASS. CAZÉ

    ResponderExcluir