terça-feira, 2 de julho de 2013

CONSELHO FEDERAL DE VETERINÁRIA PROÍBE AMPUTAÇÃO ESTÉTICA DA CAUDA DE CÃES

Agência Globo


O Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu profissionais do país de realizarem a amputação de cauda e orelha de cães.

A resolução permite ao conselho punir com advertência e até cassação do diploma do veterinário que realizar o procedimento. Raças como Doberman, Pinsher, Rotweiller, Pitbull, Poodle e Fila Brasileiro são algumas das que criadores tradicionalmente cortam caudas e orelhas apenas por motivos estéticos.

- O corte da cauda pode levar o animal a desenvolver infecções na coluna e a retirada da ponta das orelhas pode levar a perda total da parte do corpo. Quem quiser denunciar sobre profissionais que insistem na prática podem procurar os conselhos regionais de medicina veterinária em todos os estados do país - disse o presidente do conselho federal, Benedito Fortes de Arruda.

A resolução, em vigor desde a semana passada, é um endurecimento de outra resolução, publicada em 2008, que apenas sugeria aos veterinários que não fizessem as amputações. A retirada das cordas vocais, no entanto, já era outra prática proibida.

A partir de agora, a retirada da cauda ou da orelha serão apenas permitidas nos caos em casos de doença grave, como câncer. Veterinários afirmam que a cauda é um importante meio de expressão dos cães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário