sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CÂMARA FEDERAL FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SUPOSTAS PIRÂMIDES NO PRÓXIMO DIA 21

Jornal do Commercio

Foto: JC Imagem

A Câmara Federal vai realizar em Brasília no próximo dia 21, a partir das 10h, uma audiência pública para debater o caso das empresas de marketing multinível acusadas de serem pirâmides financeiras. O deputado pernambucano Sílvio Costa, um dos três parlamentares que apresentaram requerimentos solicitando o debate, diz que o objetivo é dar respostas a “centenas de milhares de brasileiros” atingidos na iminência de tomar um grande prejuízo, por terem investidos em empresas suspensas pela Justiça.

A ideia original dos deputados era discutir apenas os casos das empresas Telexfree, suspensa pela Justiça do Acre, e a BBom, paralisada pela Justiça de Goiás, ambas no epicentro das investigações de uma força-tarefa do Ministério Público Federal e dos Estados. Mas a lista de empresas convidadas cresceu e envolve a Multiclick, investigada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, e a famosa Herbalife, tradicional empresa de marketing multinível que não é alvo de qualquer investigação, porém mesmo assim foi convidada.

Sílvio Costa apresentou requerimento para realizar a audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor. Mas os parlamentares decidiram fazer o debate na Comissão de Desenvolvimento Econômico, por onde os deputados do Acre Perpétua Almeida e Gladson Cameli apresentaram requerimentos também a favor de uma audiência pública. A solução foi realizar um debate conjunto.

Além do convite feito aos representantes das empresas, também serão chamados representantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF), representando todo o Judiciário brasileiro.

“A ideia também é que ao final dos trabalhos nós façamos um relatório e também formemos uma comissão para visitar o Judiciário”, comenta o deputado Sílvio Costa.

O parlamentar pernambucano diz ter encontrado grandes dificuldades ao tentar contato com outras empresas, que prefere não citar, mas diz ter sentido muita segurança na postura do diretor de Marketing e sócio da Telexfree, Carlos Costa, que se colocou à disposição para contribuir com os trabalhos dos parlamentares.

PRIPLES - Até ontem (8), o casal à frente da Priples, Henrique Maciel Carmo Lima, 26 anos, e sua esposa Mirele Pacheco de Freitas, 22 anos, continuava preso, segundo os advogados de defesa de ambos. Os defensores estudam entrar com um habeas corpus para liberar a dupla, acusada também de ter montado um esquema de pirâmide financeira que movimentou R$ 107 milhões em quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário