quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FILHO ENTRA COM AÇÃO PARA ENTERRAR DOMINGUINHOS EM GARANHUNS



Enterro de Dominguinhos em Paulista
O filho de Dominguinhos, Mauro Moraes, afirmou nesta quinta-feira (8) que entrou com um pedido de liminar na Justiça para tentar levar o corpo do pai, enterrado no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife, para a cidade natal do sanfoneiro, Garanhuns, no Agreste do estado. Em entrevista ao G1, Mauro relatou que a atitude é uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai. "Eu tenho direito de, pelo menos, tentar amenizar um pouco o sofrimento dele e respeitar o desejo".

Domiguinhos faleceu no último dia 23 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava há seis anos contra um câncer. O corpo do artista foi velado na capital paulista e depois na capital pernambucana, sendo enterrado no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, Região Metropolitana do Recife. "A outra parte da família falou que ele queria ser enterrado no Recife, mas nem no Recife ele foi enterrado. Tudo errado", acrescentou Mauro.

O advogado de Mauro, Ednaldo Silva Ferreira, explica que a ação foi registrada na 1ª Vara Cível da Comarca de Paulista, na última sexta (2). "A meta é fazer o traslado até Garanhuns em caixão fechado, ninguém vai mexer nele. A juíza está analisando o processo e aguardamos posicionamento em breve", disse o advogado.

Mauro Moraes (filho de Dominguinhos)
Em entrevista a uma rádio local, antes de ser internado, o cantor manifestou a vontade de ser sepultado na cidade de Garanhuns, como lembra Mauro Moraes. Ele defendia que Dominguinhos deveria ser enterrado no Rio de Janeiro, junto com a família, mas mudou de ideia ao ouvir a entrevista. "Na gravação, meu pai falava nitidamente que o desejo dele era se enterrado na terra dele. [Quando ele morreu] ficou naquele impasse e ninguém me consultou em nada", alegou o filho do cantor. "Eu acho que tinha que respeitar a decisão dele e não respeitaram, mais uma vez, nem no dia da morte."

A decisão de ser enterrado em Paulista foi tomada pela família de Guadalupe Mendonça, ex-mulher de Dominguinhos, e Liv Moraes, filha dela com o sanfoneiro. Procurada pela reportagem, Liv Moraes orientou que procurasse seu advogado. De acordo com Paulo Jacobina, o local do enterro foi decidido no mesmo dia do velório. "Foi uma decisão tomada na hora, em função da situação em que a família se encontrava.
Estava todo mundo abalado com o acontecimento", afirmou o advogado.

Em nome de Liv, Paulo disse que vai aguardar a posição da Justiça. "Foi uma entrevista, não necessariamente uma expressão de vontade. Ele deu a entender que queria ser enterrado em Garanhuns e há a possibilidade. Na verdade, nunca se pensou nesse fato, elas não pararam para refletir", disse Paulo. Sobre o fato de Mauro Moraes não ter sido consultado com relação à decisão do local do enterro de Dominguinhos, Jacobina afirmou desconhecer a informação.

Liv Moraes (filha de Dominguinhos)
Procurado pelo G1, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) confirmou a presença de uma ação em nome de Mauro José Silva de Moraes. No documento, a juíza determinou que fossem ouvidas as opiniões das outras duas filhas de Dominguinhos. Liv Moraes compareceu espontaneamente nesta quinta (8) à Comarca de Paulista e tem dez dias corridos, a contar de sexta (9), para apresentar um posicionamento a respeito da solicitação de Mauro. A outra filha de Dominguinhos, Madelene Silva de Moraes - irmã de Mauro - faleceu há cinco anos.

Em contrapartida, o advogado de Mauro, Ednaldo Ferreira, acredita que o que está em discussão não é a vontade dos filhos de Dominguinhos, e sim a vontade do artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário