quarta-feira, 24 de abril de 2013

CÃIMBRA: SAIBA O QUE É, COMO EVITAR E COMBATER ESTA DOR INCONVENIENTE


Malu Silveira


Como quem não quer nada, ela aparece quando você menos espera. No melhor do sono ou no meio da atividade física. Vem até mesmo debaixo d'água, enquanto você relaxa na piscina depois de uma semana estressante. Se você nunca sentiu, um dia sentirá. Se já sentiu, torce para escapar desta dor súbita causada pela já conhecida cãibra, uma contração involuntária - e bastante inconveniente - nos músculos.

A dona de casa Berenice Montenegro, de 73 anos, é uma das muitas vítimas deste incômodo que pode durar vários minutos. "Sinto de duas a três vezes na semana; quando tenho menos fico até feliz. No outro dia amanhece tudo dolorido, parece que eu levei uma pancada", descreve.

Para Berenice, não há um remédio certo. "Passo umas pomadas para dar uma aliviada e já fico com ela junto. Sempre me aperta na batata da perna e nos dedos do pé, mas me recupero. O jeito é esperar o outro dia".

A julgar pela dor chata, parece difícil entender o que pode causar algo tão aflitivo. O motivo principal, porém, é simples: desequilíbrio hidroeletrolítico. Segundo o fisiologista Inaldo Freire, o termo indica a perda de água e dois minerais importantes, o sódio e o potássio. Os mais prejudicados são atletas, idosos e até gestantes. "Geralmente são pessoas que estão mais expostas a este desequilíbrio; os membros inferiores são mais acometidos com cãibras, ligados ao sistema de locomoção", explica o especialista.

Os atletas - a exemplo dos maratonistas e jogadores de futebol - sofrem por perder muito sódio e potássio durante a atividade física intensa, causando desidratação. Já os idosos penam não só pela perda destes minerais essenciais, mas também com a perda de cálcio no organismo. Os que fazem uso de medicação controlada também sofrem. "É muito comum, por exemplo, o idoso que usa remédio para pressão arterial que tem como um dos efeitos colaterais as cãibras", comenta Freire.

Pessoas sedentárias não escapam da lista de vítimas. Para prevenir-se, O especialista recomenda a prática de atividade física regular e alimentação balanceada. "Quando você se alimenta bem, repõe a energia do músculo, chamada de glicogênio. Os que não têm uma boa alimentação, estão propensos".

A maioria se queixa das dores no meio da noite. O caráter noturno da dor súbita está ligado a diversos fatores. A temperatura muito baixa - alerta para aqueles que adoram ar condicionado na hora de dormir - é um deles. "O frio está muito ligado ao espasmo muscular, essa sensação de enrijecimento". Fazer uso de medicação antes de deitar também é um motivo, assim como o período de tempo sem repor os minerais essenciais. A dica é tomar muita água mineral ou de côco antes de dormir.

Já se a cãibra acontece bem no meio da atividade física, o aconselhável é fazer a reposição dos minerais com bebidas isotônicas. "O uso dos isotônicos é só para aqueles que têm cãibras constantes; a ingestão excessiva aumenta a quantidade de sódio e pode elevar a pressão arterial", alerta.

Tanto de noite como de dia, o diferencial é o alongamento. Antes, depois dos exercícios físicos e durante o a noite. "Tem que alongar a musculatura acometida, no sentido contrário; se é na panturrilha, sente e puxe a ponta do pé", explica o fisiologista. A prática auxilia também na melhora da elasticidade e viscosidade do músculo, deslizamento das fibras musculares e aumento da temperatura corporal.

NUTRIÇÃO - Não é só com a banana que a cãibra vai embora. Segundo a nutricionista Graça Albuquerque, a fruta perde o primeiro lugar em quantidade de potássio para a ameixa seca. E além dos dois principais minerais, é preciso ficar ligado à ingestão de magnésio, também importante na prevenção das contrações involuntárias. "A gente encontra ele na aveia, arroz integral, milho, nas lentilhas, oleaginosas, nos vegetais folhosos verdes escuro e na semente de abóbora".

Outra dica é temperar a salada com óleos essenciais, a exemplo do óleo de linhaça, macadâmia e gergelim. "Não esqueça do óleo de peixe, onde encontram-se dois ácidos anti-inflamatórios; aumentam a imunidade e misturado com os minerais, diminuem a probabilidade de cãibra', aconselha.
Os óleos essenciais, ricos também em ômega, são vendidos em mercados gourmet e casas de frios. O óleo de peixe pode ser receitado em farmácias de manipulação. Com os ingredientes em casa, distribua os itens em um cardápio saudável durante o dia, sem contra-indicação para qualquer idade. Receita certa para o fim - ou quem sabe uma trégua - nas malditas cãibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário