segunda-feira, 17 de julho de 2017

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA NO FIG

Blog do Ronaldo César

Responsável pela programação da Catedral de Santo Antônio, nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de julho – dentro da Programação do 27° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) preparou uma agenda de shows especial e diversificada para agradar os ouvidos mais exigentes e encantar o público que estiver na Suíça Pernambucana. Este ano, a programação celebra os compositores brasileiros Heitor Villa Lobos e Tom Jobim que, se estivessem vivos, estariam completando respectivamente 130 anos e 90 anos.

 
“Mais uma vez levamos uma programação de altíssima qualidade para o festival. Esse evento anual, que realizamos na Catedral, é um dos pontos altos do nosso calendário. Ele permite mostrar o que de melhor temos no Conservatório, e também proporciona um diálogo com grandes nomes da Música Brasileira, a exemplo de Guinga, Toninho Ferragutti e Francis Hime, só pra citar alguns dos artistas deste ano. Entre nossas atrações, teremos o premiado grupo SaGrama e nosso Coro de Câmara, que conta com cerca de 40 vozes”, destaca a Gerente Geral do CPM, Roseane Hazin.

A reverência às obras de Villa-Lobos e Tom Jobim será feita em todas as apresentações programadas para a Catedral de Santo Antônio, com a execução de pelo menos uma música de algum dos compositores. Batizada de Conservatório no FIG, a série de shows será aberta no dia 21 de julho, às 16h30, com concerto da Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, tendo como solistas os violonistas Guilherme Calzavara e Cláudio Moura, e a oboísta Roberta Belo. O compositor e violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o Guinga, é convidado especial da noite.

O repertório começará com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras N° 4, de Villa Lobos. Em seguida, será executado o Concerto para Dois violões, Oboé e Orquestra de Cordas, do compositor, pianista e arranjador Radamés Gnattali.
 
Para encerrar a apresentação, a orquestra acompanha Guinga (voz e violão) na execução de seis composições de sua autoria: Valsa de Aniversário, Porto da Madama, Senhorinha, Saci, Odalisca e Meu Pai, arranjadas especialmente para a apresentação na Catedral.´
 
“O programa mergulha em raízes distintas da música brasileira. É como se fosse uma trajetória histórica de caminhos que a música brasileira tomou. Villa Lobos trabalhou com elementos das raízes da música brasileira. Radamés também bebe na fonte dele. E Guinga, mesmo sendo classificado como um artista popular, é um compositor vivo que nos honra com sua participação. A obra dele tem uma erudição incontestável”, ressalta o maestro José Renato Accioly.
 
Ainda no primeiro dia, às 21h, a Catedral de Santo Antônio será palco para a cantora e pianista Cida Moreira apresentar o show Soledade. A artista faz um mergulho em memórias pessoais, através das composições de autores que reverencia em sua trajetória artística. Estão no repertório músicas como A Última Sessão de Música (Milton Nascimento), Cajuína (Caetano Veloso), Hora do Almoço (Belchior), Recanto Escuro (Caetano Veloso), Preciso Cantar (Arthur Nogueira) e Querido Diário (Chico Buarque).
 
Até a quarta-feira, 26, passarão pelo Conservatório no FIG nomes como Francis Hime e Olívia Hime, Luiz Eça, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer, SaGRAMA, Yamandu Costa e Libertango. “Serão duas apresentações por dia, às 16h30, e às 21h, sempre com atrações variadas e encontros bem especiais. Teremos na quarta-feira, por exemplo, o SaGRAMA recebendo o violonista Yamandu Costa como convidado, à tarde. É um encontro que promete agradar muito por promover esse encontro de artistas com sonoridades distintas”, comenta a Gerente Geral do CPM.
 
Todas as apresentações do Conservatório no FIG são abertas ao público, de acordo com a disponibilidade de lugares na Catedral de Santo Antônio.
 
Confira a programação completa:

Conservatório no FIG / Programação
Datas: 21, 22, 23, 25 e 26 de julho
Local: Catedral de Santo Antônio
 
21/07 (Sexta-feira)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco
Solistas: Guilherme Calzavara, Cláudio Moura e Roberta Belo
Regente – José Renato Accioly
Convidado - Guinga
21h – Cida Moreira
 
22/07 (Sábado)
16h30 – Danilo Brito (bandolim) e Quinteto
21h – Francis Hime e Olívia Hime
 
23/07 (Domingo)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Solistas.
Regente – José Renato Accioly
Convidado: Leonardo Neiva (SP)
21h00 – Concerto com Elyanna Caldas
Participação: Bozó 7 Cordas e Júnior Teles
 
25/07 (Terça-feira)
16h30 – Show Em Casa com Luiz Eça. Com Toninho Horta, Itamar Assiere, Mauro Senise, Ricardo Costa, Zé Renato e Igor Eça
21h00 – Toninho Ferragutti e Bebê Kramer
 
26/07 (Quarta-feira)
16h30 – SaGRAMA, Convidado – Yamandú Costa
21h – Libertango. Com Estela Caldi, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário