domingo, 31 de março de 2013

CARUARU TERÁ CORREDOR SÓ DE ÔNIBUS

FolhaPE

A exemplo das grandes metrópoles do País, Caruaru, no Agreste pernambucano, passa por uma série de modificações periodicamente. O aumento demográfico e o crescimento econômico além das melhorias, acarretam também em alguns transtornos. Um dos ônus advindos do desenvolvimento estão com os dias contados na cidade. O município foi contemplado com R$ 250 milhões, provenientes do Governo do Estado, por meio dos R$ 33 bilhões da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para serem investidos na mobilidade urbana. Desse montante, mais da metade será direcionado para a construção do primeiro corredor de trânsito rápido para ônibus, conhecido com BRT (Bus Rapid Transit) que surgirá como solução para desafogar o trânsito do município.

O BRT funcionará como uma linha de trem, que não utiliza trilhos, mas ônibus em faixa exclusiva, onde os pontos de embarque e desembarque funcionam quase como uma estação. Nos equipamentos distribuídos pelo trecho, haverá bilheterias onde o usuário pagará o valor pelo transporte previamente. De acordo com o secretário de Projetos Especiais da prefeitura, Paulo Cassundé o esquema será muito parecido com o Metrô do Recife. “É o que estamos chamando de Metrô com pneus. Seguirá a mesma mecânica de funcionamento. Não será necessário o cobrador porque as passagens serão pré-pagas e isso simplificará e agilizará todo o processo. Haverá informações eletrônicas dos horários e chegadas dos ônibus, nas estações e dentro dos veículos”, informou.

A verba para a construção já foi liberada. A previsão é de que as obras tenham início em 16 meses. “Tem toda a tramitação legal necessária. Após esse primeiro momento, as obras iniciarão e acredito que em cerca de quatro anos esteja pronta”, afirmou o secretário. O corredor terá capacidade para atender cerca de 40 mil pessoas por hora. Dentro do projeto preliminar, existe a inclusão de integrações com outros meios de transporte, principalmente os terminais de lotações. Cerca de R$150 milhões serão destinados ao BRT e para a construção de uma ciclovia às margens da linha do BRT, nos dois sentidos. Os outros R$100 milhões serão para demais serviços de mobilidade urbana, como pavimentação de ruas e avenidas e obras de acessibilidade.

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