segunda-feira, 25 de março de 2013

OS VINHOS INDICADOS PARA HARMONIZAR COM PEIXE E CHOCOLATE

Fotos: Kívia Soares

Os tradicionais almoços de Páscoa podem ficar ainda mais deliciosos com uma combinação harmoniosa entre os sabores do peixe, do chocolate e de um bom vinho. Mas sempre surge a dúvida: que vinho comprar? Branco ou tinto? Leve ou encorpado? De vários tipos, nacionalidades e safras, o vinho fica ainda mais prazeroso nesta época do ano porque dá um sabor especial aos alimentos consumidos na Semana Santa. Mas é preciso saber escolher.

E para não errar, é importante ficar atento a um detalhe: o tipo do vinho vai depender do prato a ser saboreado. A supervisora de uma famosa loja de uma rede especializada em vinhos na capital potiguar, Gabriela Santos, revela que na Semana Santa as vendas apresentam um crescimento em torno de 5%, tanto para o consumo quanto para presentes.

“Atualmente o vinho é uma opção para quem busca o diferencial nos presentes, mas também pode ser um acompanhamento para os tradicionais peixes e doces da Páscoa”, diz. “Na loja já temos inclusive alguns kits com sugestão de vinhos para época e a combinação deles com chocolates em embalagens especiais”, acrescenta.


Gabriela Santos explica que existem vinhos bons para todos os gostos e todos os bolsos, o que importa na hora de escolher o produto é a finalidade. “A variedade é imensa e os valores vão de R$ 20 até R$ 300 reais”, conta.  Porém segundo ela, os preferidos dos clientes são os vinhos chilenos e argentinos, pois são bons e com um preço razoável. Mas também existem os portugueses, alemães, italianos e franceses.

No almoço ou jantar de Páscoa o consumo de peixes e frutos do mar é predominante devido à tradição de não se comer carne vermelha. “Para a harmonização com a carne branca dos peixes, o vinho branco é o mais indicado por ser mais leve”, fala Gabriela Santos.

É importante lembrar de evitar os vinhos tintos muito encorpados, pois eles não combinam com o sabor salgado do Bacalhau, por exemplo. Já para as receitas que levam molhos cremosos e condimentos, a sugestão é harmonizar com tintos leves e mais frescos, explica.


Apesar de não ser muito frequente o consumo do vinho com chocolates é uma ótima combinação. “O chocolate harmoniza muito bem com um vinho doce, como o vinho do porto e um vinho de sobremesa”, revela. 

Portanto, seja ao leite, amargo, com frutas ou castanhas o doce mais famoso da Páscoa vai bem ao ser saboreado com um vinho mais encorpado, de teor de álcool mais elevado e com uma doçura igual ou superior a do chocolate, destaca a supervisora.

“A harmonização é justamente a combinação dos pratos leves com vinhos leves e o encorpado com uma comida mais marcante”, finaliza. Se restar alguma dúvida, consultar um profissional especializado na hora da compra é a garantia de acertar na escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário