quarta-feira, 1 de maio de 2013

MAIS DE 40 CIDADES PERNAMBUCANAS AINDA NÃO REGISTRARAM HOMICÍDIOS EM 2013

Blog da Folha

São 43 os municípios pernambucanos que não registraram homicídios em seus territórios durante os primeiros quatro meses de 2013. Além disso, o Estado comemora o fato de não ter havido morte violenta em nenhuma de suas cidades na última segunda-feira (29). Foi a primeira vez que isso aconteceu desde o início das estatísticas do programa Pacto pela Vida. Os números foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) ontem (30).

“Um dia que nós queremos que se repita sempre. Nós já tínhamos tido mais de 50 dias de zero no Recife, mas nunca na história um dia sem homicídios em todo o estado. Esse dia chegou. A todos que ajudam o pacto, nosso agradecimento. Essa é uma conquista de todos os pernambucanos e pernambucanas”, comemorou o governador Eduardo Campos.

Ao longo deste ano, a capital Recife já contabilizou 52 dias sem homicídios. As cidades de Quixaba, Solidão, Santa Cruz da Baixa Verde, Itacuruba, Brejinho, Itapetim e Salgadinho não registram o tipo de crime desde 2012; sendo que o último município não tem a ocorrência desde 2009.

“Nós já conseguimos nos últimos seis anos ser o único estado do Nordeste brasileiro em que há redução de 35% dos homicídios, sendo 50% na nossa capital. Foram feitas mais de 22 mil prisões, mais de 100 operações de inteligência policial em cima do crime organizado, retiramos das ruas mais de 35 mil armas, temos muitas pessoas se tratando da dependência do crack”, continuou o governador.

Ainda de acordo com a SDS, o crime que mais obteve redução foi a violência contra a mulher (38,8%), e a cidade onde houve maior queda na taxa de homicídio foi Limoeiro, que caiu de 62% para 8%. “Nós hoje queremos celebrar a vida e seguir trabalhando para que isso não seja notícia, mas seja o dia-dia nosso: zero de homicídios o ano todo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário