sábado, 3 de janeiro de 2015

DETOX: LIMPE O ORGANISMO E OTIMIZE O METABOLISMO

NE10


Ano novo, dieta 'mais-maluca-do-pedaço' nova? Nem pensar. É hora de esquecer as receitas da lua, da sopa, da proteína, da banana, as que copiamos das capas de revista. Aposentar o velho conhecido efeito sanfona, aquele que nos faz emagrecer e, na velocidade da luz, recuperar todos os quilos perdidos. Em 2014, a dieta da moda atendeu pelo nome de detox. Mas ela se enquadra nesse rol de procedimentos milagrosos que prometem e não cumprem?

"Chamam por aí de detox o que não é. Ela não é a dieta de líquidos como dizem, nem serve para perder peso rapidamente. O detox age na limpeza do organismo, otimiza o metabolismo e faz desinchar o corpo. O emagrecimento é consequência", explica a nutricionista Tamyris Farias.

O detox promove uma desintoxicação através da liberação das toxinas que fazem mal ao organismo e que adquirimos por meio de corantes, conservantes, agrotóxicos e até da poluição. As enzimas que expulsam tais toxinas são estimuladas, via dieta, a agilizar o processo de limpeza. O resultado, que se reflete entre outros benefícios no bom funcionamento do intestino, é uma sensação de bem-estar e leveza.

"Ninguém passa fome no detox. A dieta inclui frutas, raízes, sucos, cereais, vegetais, arroz integral, quinoa, castanha e até ovo caipira. Mas há restrições e não é possível interrompê-la nos fins de semana. O detox não é para todo mundo", acrescenta Tamyris, apontando para a necessidade de uma consulta profissional em vez de mergulhar nas receitas de revistas. Após o período da desintoxicação, que dura de sete a 21 dias, uma avaliação definirá os próximos passos da reeducação alimentar.

Se para você, em 2015, mais importante que a urgência de perder peso a todo custo for investir em saúde e bem-estar, fica a dica da nutricionista: "Acordar e ingerir um mix de vitaminas, minerais e fibras em vez de um pão é um presente que você dá a seu organismo". Então cuide-se, busque orientação e, para servir de estímulo para uma alimentação saudável, anote a receita deste suco:

- 1 maçã com casca
- Suco de meio limão
- 2 folhas de couve
- 1 colher de sopa de gojiberry
- Raspas de gengibre a gosto
- 1 colher de sopa de chia
- 250 ml de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário