segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

HORA DE ACERTAR AS CONTAS COM A JUSTIÇA ELEITORAL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que 1,512 milhão de eleitores não votou nem justificou a ausência nas últimas três eleições. Esses eleitores devem regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral a partir do dia 25 de fevereiro, nos cartórios eleitorais. O prazo vai até o dia 25 de abril, e a partir de 12 de maio deste ano os títulos com irregularidades serão cancelados.
O eleitor pode verificar se está em situação regular ou se corre risco de cancelamento do documento no site do TSE ou nos cartórios eleitorais. Não serão expedidas notificações aos eleitores com problemas. Para regularizar seu cadastro, caso esteja com pendências, o TSE informa que o eleitor deve ir a um cartório eleitoral com documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
O TSE explica que se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Quem não tem o título eleitor regular pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição, entre outros problemas.
Aqui em Garanhuns, segundo o Dr. Glacidelson Antonio da Silva, Juiz Eleitoral da 56ª Zona Eleitoral, eleitores que se encontram nessa situação devem comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Fórum Eleitoral, Rua Barão de Nazaré, no bairro do Magano, até o dia 25 de abril, a fi de regularizar sua situação e evitar o cancelamento automático de seus títulos eleitorais.
A Central de Atendimento ao Eleitor funciona de segunda à sexta, das 08:00 às 18:00 hs. Telefone para contato: 3762-7282. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário