sexta-feira, 1 de março de 2013

FIM DO AUXÍLIO PALETÓ ESTÁ PRÓXIMO

Com a decisão do Congresso Nacional de extinguir os 14º e 15º salários pagos aos parlamentares a cada início e final do ano, a expectativa é de que, desta vez, a Assembleia Legislativa de Pernambuco siga o mesmo exemplo e suspenda a verba indenizatória conhecida como “auxílio paletó”  - uma economia de R$ 1,9 milhão, por ano, aos cofres públicos.

Integrantes da Mesa Diretora já adiantaram que esta questão será tratada primeiro entre o colegiado para só depois ser discutida com todos os 49 deputados estaduais. Mas, de acordo com o deputado Betinho Gomes, “se até a próxima semana a Mesa não apresentar o projeto de extinção do auxílio, a oposição terá liberdade de tomar iniciativa ao propor a matéria para a Casa”.

O líder da base do Governo, Waldemar Borges (PSB), preferiu não se manifestar sobre o tema. Já o líder da oposição, Daniel Coelho (PSDB), afirmou que antes mesmo da suspensão feita pelo Congresso já havia uma movimentação favorável à abolição do benefício. “O que temos de informação é que estão tentando construir uma unanimidade sobre a extinção antes da aprovação, mas é quase certo de que não haverá mais o pagamento desse auxílio. Essa medida irá resgatar a imagem do poder Legislativo e está conectada com o apelo que a sociedade vem fazendo”, disse o tucano.

Para o presidente da Comissão de Administração Pública, Raimundo Pimentel (PSB), a discussão sobre a suspensão do auxílio paletó está bem avançada e o sentimento já era de aguardar o posicionamento da Câmara Federal, para só então a Assembleia ter deliberação de agir em prol da aprovação também. Segundo Odacy Amorim (PT), “é só uma questão de dias para a suspensão ser resolvida”. “Agora, cabe a cada um dos parlamentares se adequar com o que ganha, mesmo com a demanda sendo grande. A sociedade não está mandando tirar nosso salário”, declarou o petista.

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário