segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CLIMA ENTRE LULA E DILMA "AZEDOU" AINDA MAIS

Cristiana Lôbo

A harmonia que transparece nos encontros públicos e amplamente registrada ao longo das duas campanhas eleitorais não é mais a mesma entre a presidente Dilma Rousseff e seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dois têm divergido claramente sobre a condução da economia e sobre a atuação dos órgãos de investigação do governo . Discussões ásperas já aconteceram tanto em reuniões no Palácio da Alvorada como também recentemente num telefonema.

Os dois estão enxergando claramente o desgaste do governo, a baixa popularidade da presidente atestada em pesquisas e o reflexo disso no PT e na imagem do ex-presidente, que já foi o líder com maior reconhecimento no país.

Mas eles divergem sobre qual a principal razão para isso. E daí vem o motivo para os embates entre os dois.

Para o ex-presidente Lula, o maior problema do Brasil é o desempenho da economia. Ele entende que o país chegou a esta situação por pura teimosia da presidente Dilma, que, quando recebeu a sugestão, não quis substituir o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, e também manteve no cargo por todo o primeiro mandato o secretário do Tesouro, Arno Augustin; e, agora, insiste em deixar o comando da economia nas mãos de Joaquim Levy.

Nas conversas com Dilma, Lula já tentou várias vezes convencê-la a substituir Levy por Henrique Meirelles. Sob Meirelles, acredita Lula, o governo retomaria a confiança e, com medidas de estímulo ao crédito, o Brasil voltaria a crescer. Dilma, no entanto, sequer admite a possibilidade de levar Meirelles para o governo. Pelo menos, até aqui.

Para a presidente, a raiz dos problemas do governo está nos casos de corrupção agora descobertos pela Operação Lava Jato. É por isso que ela insiste em dizer que não há nada contra ela nem contra o governo dela.

“Não é contra o meu governo que há denúncias, atualmente”, disse na semana passada.

“Lula vestiu a carapuça. Era para o Cunha”, tentou interpretar um assessor. Mas Lula se zangou, e os dois tiveram uma ácida conversa por telefone.

Nas conversas, Dilma tenta explicar que não há como barrar investigações em curso e que “tudo corria muito solto” nos governos passados.

“Agora, as instituições funcionam”, teria dito a presidente, ao argumentar em defesa de seu ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alvo das críticas de Lula.

O ambiente entre eles azedou ainda mais depois que a Polícia Federal esteve em escritório em São Paulo onde funcionam três empresas ligadas a Luis Cláudio Lula da Silva, o caçula de Lula e Marisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário