domingo, 3 de julho de 2016

CORPO DE DOM IRINEU ROQUE SCHERER É SEPULTADO NA CATEDRAL DE JOINVILLE



Fiéis prestaram últimas homenagens em Joinville (Foto: Júlio Ettore/RBS TV)

O corpo do bispo Dom Irineu Scherer foi sepultado na tarde deste domingo (3) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ele foi foi encontrado morto em casa no sábado (2) após sofrer um infarto.

Bisbo da Diocese de Joinville, Dom Irineu recebeu homenagens de fiéis e de outros 50 bisbos na catedral São Francisco Xavier. A missa solene foi presidida pelo Cardeal de São Paulo Dom Odilo Scherer, primo de Dom Irineu, iniciou às 15h de domingo (3). Na sequência, o corpo dele foi sepultado na Cripta da Catedral, onde estão enterrados outros bispos.

Luto oficial

Neste domingo (3), o prefeito de Joinville, Udo Döhler, decretou luto oficial de três dias pela morte do bispo do município. “Ele foi um homem de fé, dedicado e um exemplo a todos. Mensageiro da esperança, sua sabedoria fará muita falta à sociedade joinvilense”, disse o prefeito.

Em nota, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, também lamentou o falecimento. "Um homem que buscava por meio de sua vocação promover o entendimento, diminuir as desigualdades nas comunidades onde atuava", afirmou Colombo.

Dom Irineu Roque Scherer era bispo da igreja católica em Joinville

Dom Irineu Scherer, de 65 anos,  tinha o hábito de acordar muito cedo para trabalhar. Os demais religiosos da casa onde morava, ao lado do Seminário Divino Espírito Santo, estranharam que a manhã avançasse sem que ele saísse do quarto. Como não receberam resposta a mensagens de texto e a telefonemas, resolveram entrar no dormitório de Scherer e o encontraram caído no chão já sem vida.

Padre há 38 anos

Conforme o padre Ivanor Macieski, Dom Irineu era padre há cerca de 38 anos. Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, foi criado e ordenado padre em Toledo, no Paraná.
Scherer descobriu a vocação para o sacerdócio ainda na infância e entrou para o seminário aos 13 anos, para ordenar-se padre Diocesano em 1978. Foi bispo em Garanhuns, no Agreste Pernambucano, por uma década. Em Joinville, atuava há oito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário