terça-feira, 7 de abril de 2015

NO ESTADO, 180 MIL MENINAS AINDA PRECISAM RECEBER VACINA CONTRA O HPV

FolhaPE


Um mês após o início da imunização contra o HPV, apenas 25,49% das meninas com idades entre nove e 11 anos foram vacinadas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulgou o balanço nesta terça-feira (7), o público total é de 242.890 pessoas, o que significa que cerca de 180 mil garotas ainda precisam receber a dose. A meta é que 80% das jovens sejam imunizadas.

A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

“É nessa fase da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos do que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV. Por isso, a importância de conscientizar os pais e responsáveis das meninas e jovens para completar o esquema vacinal”, frisa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

O programa de imunização só fica completo após as três doses da vacina. A segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira; e a terceira, cinco anos depois da primeira. No Estado, em 2012, foram registrados 276 óbitos por câncer do colo do útero. Em 2013, foram 252.

Nenhum comentário:

Postar um comentário