terça-feira, 4 de junho de 2013

IZAÍAS E ROSA CAMINHAM PARA O ROMPIMENTO POLÍTICO

Blog do Carlos Eugênio
 
A relação entre o Prefeito Izaías Régis (PTB) e a vice-prefeita Rosa Quidute (PT) não é mais a mesma. Informações vindas do Palácio Celso Galvão e especulações da vida política local sinalizam para um eminente rompimento entre o governante e a líder do PT na Cidade. 
A aliança entre Régis e Quidute vem de antes. Eles estiveram juntos em 2004, por ocasião da disputa entre Luiz Carlos e o marido de Rosa, o ex-prefeito Bartolomeu Quidute (PT). Naquele pleito, Izaías apoiou Bartolomeu, que não obteve êxito na disputa. Depois de um distanciamento natural, os políticos voltaram a se unir e formaram a chapa vitoriosa em 2012. 
Apesar de muitos correligionários do Prefeito defenderem que ele sairia vencedor com ou sem o apoio dos Quidute, o fato é que Rosa e o PT contribuíram de forma decisiva para a vitória do bordão ‘juntos para mudar’, seja pelos valorosos minutos que garantiram um Guia Eleitoral gigante; pelo carisma que detém junto as comunidades mais carentes ou ainda pela força política que Bartolomeu ainda exerce na Cidade. “Izaías só conseguiu montar aquela foto com Lula, Dilma e Humberto Costa graças ao apoio do PT”, registra um militante petista, que pediu reserva da sua identidade. 
ROMPIMENTO – O distanciamento entre a Vice e o Prefeito teve inicio bem antes da vitória nas urnas em outubro passado. Os primeiros ruídos aconteceram quando Régis recebeu o apoio gratuito de Silvino. Depois veio a composição do secretariado e o PT reivindicou a sua participação no Governo. Depois de espernear, o partido de Dilma conseguiu emplacar Pedro Passos na pasta de Direitos Humanos e Cidadania. 
Outros motivos apontados pelos analistas políticos para o provável rompimento são as constantes visitas de Rosa aos órgãos municipais e aos bairros do Município. A prática, segundo especulações, vem incomodando o Prefeito. A possibilidade de Rosa vir a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano, que ganha corpo a cada dia, deverá ser a ‘pá de cal’ na frágil aliança. 

Circulam nos bastidores da Prefeitura, sobretudo no tradicional cafezinho, informes de que os líderes da Cidade trocam poucas palavras e que a vice-Prefeita sequer recebe as agendas oficiais do Prefeito. Todavia, as informações referentes à relação entre os políticos ainda figuram no campo especulativo. (A imagem, registrada em fevereiro, segundo especulações, não reflete ao atual momento da relação entre os Políticos)

Um comentário:

  1. SERÁ QUE GARANHUNS VIVE O TRISTE DILEMA DE QUE PREFEITO E VICE SÃO OBRIGADOS A BRIGAREM SEMPRE?

    ResponderExcluir