quarta-feira, 24 de julho de 2013

CIGARROS MENTOLADOS PREJUDICAM MAIS QUE OS CONVENCIONAIS

BOL
 
Os cigarros mentolados são mais prejudiciais para a saúde que os convencionais e com eles é mais fácil começar a fumar e mais difícil deixar o hábito, segundo um estudo preliminar da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) divulgado ontem (23).

A avaliação preliminar da FDA indica que os cigarros mentolados "estão provavelmente associados com um aumento na iniciação do hábito de fumar e na dependência à nicotina, assim como com uma diminuição do êxito para deixar de fumar", de acordo com um comunicado dessa agência.

A FDA sustenta que nos EUA cerca de 30% dos fumantes adultos e mais de 40% dos jovens consomem cigarros com sabor de mentol.

A expectativa é que o estudo da FDA assente as bases para regulações mais estritas no futuro sobre o mentol nos cigarros.

A agência antecipou que "tem a intenção de explorar a possibilidade de acrescentar o mentol à lista de componentes nocivos e potencialmente nocivos (HPHC, em inglês)".

Enquanto isso, a FDA prevê realizar novas pesquisas para avançar na compreensão dos efeitos do mentol nos cigarros e abordar essa questão em suas campanhas de prevenção do tabagismo entre os jovens.

Já em 2011 um painel de médicos, cientistas e especialistas em saúde pública convocado pela FDA elaborou um relatório no qual destacava que o mentol nos cigarros faz com que seja mais fácil seguir viciado em tabaco e mais complicado deixar o hábito.

Na época esse painel chegou à conclusão que a eliminação dos cigarros mentolados do mercado beneficiaria à saúde pública nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário