domingo, 7 de julho de 2013

É HORA DE SE PREPARAR PARA A PROVA FÍSICA DA PRF

Blog dos Concursos


Quem se prepara há algum tempo para o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sabe que a prova de habilidade física não é nada fácil, devendo o concurseiro ficar atento às recomendações do edital e apostar nos treinos. A data da prova física só será divulgada no dia 5 de agosto, mas, provavelmente, ocorrerá em outubro, pois o resultado provisório das provas objetivas e discursivas sairá no dia 2 de setembro. Geralmente, ela é marcada depois de um mês desse resultado, mas não é regra. Então presume-se que os candidatos têm, em média, três meses para a preparação.

Serão convocados para o exame de capacidade física os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados até a 3.800ª posição, para os candidatos de ampla concorrência, e até a 200ª posição, para os que se declararem pessoas com deficiência, considerando a soma das notas obtidas nas provas objetiva e discursiva. É sabido, no entanto, que o teste elimina muita gente, principalmente quem subestima essa fase e deixa de se preparar. Segundo especialistas, o índice de reprovação é de 20%.

A seleção será composta por teste de flexão em barra fixa, impulsão horizontal, flexão abdominal e teste de corrida de doze minutos, a serem aplicados de forma sequencial, com intervalo mínimo de cinco minutos entre cada teste. A Folha conversou com o educador físico Rodrigo Sales, que lembrou dos benefícios dos exercícios para os concurseiros. Oxigenação do cérebro, aumento de força e capacidade cardiorrespiratória, redução do percentual de gordura e aumento da massa muscular estão entre eles.

O especialista assegura que o primeiro passo, antes de se começar qualquer treinamento, é realizar um check up. “Depois o concurseiro deve procurar um profissional para conduzir treinos específicos para cada uma das provas. Lembro que para quem é sedentário esse acompanhamento é imprescindível”, alerta. De acordo com Sales, as provas são muito específicas e mesmo pessoas que possuem bom condicionamento precisam de orientação técnica para conseguir atingir determinados objetivos, como força, velocidade, resistência, potência ou apenas a correta execução do movimento para evitar lesões sérias. A dica do professor para quem não pode custear a orientação de um profissional é procurar uma das Academias da Cidade e tentar conversar com os professores do local.

É difícil precisar o tempo ideal de preparação para uma prova desse tipo, já que os candidatos possuem condicionamentos diferentes. Por isso, uma preparação contínua é o mais indicado. Quem está com uns quilinhos a mais, segundo o professor, deve começar a se preparar com máxima antecedência, com uma rotina séria de esforço, abdicação e treinamento. Afinal, ninguém quer passar em provas dificílimas de capacidade intelectual e ser reprovado na prova de competência física.

Outro ponto destacado por Rodrigo Sales é o lado emocional dos candidatos. Ele garante que quem se prepara corretamente raramente fica estressado.  “Em uma ocasião uma aluna minha ia super bem na corrida, mas uma candidata fraturou o pé na frente dela, o que a desestabilizou emocionalmente. Se ela parasse reprovaria em função do tempo. Do lado de fora, eu a motivei e orientei. Fazendo uma analogia com o futebol, é como se o técnico estivesse nas laterais do campo orientando seus jogadores durante a partida”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário