sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PRISCILA DENUNCIA SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO RELUZ

Blog da Folha


A vereadora recifense Priscila Krause (DEM) denunciou, durante coletiva de imprensa na Câmara do Recife, ontem, a existência de supostas irregularidades no programa Reluz no governo do prefeito Geraldo Julio (PSB). A democrata apresentou documentos que indicam que a empresa ECOLEDS teria sido beneficiada por uma provável licitação dirigida para fiscalizar as obras de implementação das ações propostas pelo mecanismo, que conta com recursos do governo federal.

Conforme a parlamentar, a vencedora do certame fora contratada anteriormente, por meio de uma carta convite, para prestar serviços de consultoria e assessoria técnica à PCR justamente sobre o Reluz. O que resultaria em favorecimento direto.

A parlamentar destacou que o direcionamento da licitação, no valor de R$ 2,16 milhões, ficaria comprovada pela divulgação antecipada do seu resultado. Priscila Krause mostrou ao jornalistas presentes dois anúncios nos classificados do Jornal do Commercio do dia 20 de junho que parabenizavam a ECOLEDS pela vitória no certame, que registrou a abertura dos seus envelopes horas depois do início da circulação do periódico.

Na sequência, Priscila apresentou documentos que indicavam que a ECOLEDS apresentou o maior preço entre as empresas que participaram da licitação. No entanto, por critérios técnicos, as outras duas instituições foram desclassificadas do certame.

“O edital exigia profissional credenciado pela Eletrobras para a execução de trabalhos de Gestão Energética Municipal com certificação em metodologia de planos municipais de gestão da energia elétrica”, destacou Priscila Krause, destacando que tal especialização só seria encontrada em dois profissionais que residem em Pernambuco. Um deles faria parte do quadro funcional da Chesf e outro seria justamente colaborador da ECOLEDS.

O resultado da licitação também fora antecipado por um blog  sobre cobertura política de Brasília que postou um texto intitulado “Coisas do Recife: Reluz pode apagar Geraldo Julio” (Você pode conferir o texto aqui).
Blog brasiliense postou quem venceria a licitação antes da abertura dos envelopes.

Ainda de acordo com Priscila Krause, a sede declarada pela ECOLEDS no Recife na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) não existe. “Fomos até o endereço, a rua fica no bairro do Ipsep, e não  há a casa de nº 59 C, descrita como o endereço declarado”, afirmou. A empresa, inclusive, funcionada há apenas um ano.

“A Ecoleds funciona há apenas um ano e o endereço informado à Receita Federal não existe. Fomos lá ontem e encontramos um bairro residencial e o número do imóvel informado não existe”, pontuou.

O que é o Reluz?

O Reluz é um programa que foi instituído em 2000 pela Eletrobras e é implementado pelas concessionárias de energia elétrica com a participação das prefeituras e governos estaduais. Os tipos de projetos realizados são:

Melhoria dos Sistemas de Iluminação Pública Existentes;
Expansão dos Sistemas de Iluminação Pública;
Remodelagem dos Sistemas de Iluminação Pública;
Melhoria dos Sistemas de Sinalização Semafórica;
Iluminação Especial (Destaque de praças, monumentos, fachadas, etc);
Iluminação de Espaços Públicos Esportivos;
Inovação Tecnológica na Iluminação Pública.

Um comentário:

  1. HOJE, PRISCILA, É A MELHOR POLÍTICA QUE PERNAMBUCO POSSUI EM SEU PARLAMENTO. NÃO IMPORTA QUE SEJA, FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL. ELA ENGRANDECE NÃO A CLASSE POLÍTICA(QUE NÃO PRESTA!!!). MAS O BOM POLÍTICO QUE, DE DIA, COM UMA ENORME LUPA, PROCURANDO COM O MÁXIMO DE CUIDADO, AINDA SE ENCONTRA...

    ResponderExcluir