sexta-feira, 30 de agosto de 2013

JUSTIÇA AUTORIZA TRASLADO DO CORPO DE DOMINGUINHOS PARA GARANHUNS




O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) autorizou a transferência do corpo do cantor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, que está enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para Garanhuns, no Agreste do estado, cidade natal do artista. A decisão é da juíza Andréa Duarte Gomes, atendendo a um pedido do filho do músico, Mauro José Silva de Moraes. A sentença saiu ontem (29), mas foi divulgada somente nesta sexta (30). Mauro ingressou com ação na 1° Vara Cível de Paulista, no dia 2 de agosto, alegando que a remoção seria uma forma de tentar respeitar um dos últimos pedidos do pai, que expressou o desejo de ser sepultado no município onde nasceu. “É uma felicidade muito grande poder atender a um dos últimos desejos do meu pai. Estou sabendo que a prefeitura já está construindo um mausoléu em Garanhuns. Agora vamos preparar tudo pra que seja respeitada essa vontade dele”, comemorou.

A magistrada considerou "salutar" o enterro definitivo do corpo do músico em sua cidade natal. "É uma forma de tutelar o patrimônio histórico, cultural e artístico envolvidos, e fazer com que o mestre sanfoneiro seja sepultado em sua terra natal e receba as merecidas homenagens, 'retornando' ao seu local de aconchego, em alusão à música 'De volta pro meu aconchego', de sua autoria em parceria com o músico Nando Cordel", apontou a juíza, em sua decisão.

Assim, está autorizada a exumação e traslado do corpo até Garanhuns e, posteriormente, a inumação (novo sepultamento) no cemitério público da cidade. "Há que se considerar que o falecido Dominguinhos é um expoente da música e da cultura popular brasileira, tendo sido uma personalidade de extrema expressão que se perpetuou através de sua obra, deixando um verdadeiro legado, sobretudo para os nordestinos, e, mais especificamente, para o povo do Agreste e do Sertão pernambucano, sendo motivo de orgulho, honra", disse a juíza.
 
Entenda o caso

Dominguinhos faleceu aos 72 anos, no dia 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele lutava havia seis anos contra um câncer. Dois dias após o falecimento, ele foi sepultado em Paulista. O local do enterro tornou-se alvo de disputa judicial envolvendo Liv e Mauro Moraes, filhos do cantor.

A decisão de ser enterrado em Paulista foi tomada por Guadalupe Mendonça, ex-mulher de Dominguinhos, e Liv Moraes, filha dela com o sanfoneiro. Já Mauro defendia que Dominguinhos deveria ser enterrado no Rio de Janeiro, junto com a família, mas mudou de ideia ao ouvir uma entrevista em uma rádio local, na qual o cantor manifestou a vontade de ser sepultado em Garanhuns.

No dia 10 de agosto, Guadalupe e Liv se reuniram com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, para discutir a transferência do corpo. Em entrevista ao G1, o prefeito disse que expôs o plano de fazer um monumento para homenagear o cantor e a ideia de fazer um plebiscito para mudar o nome da Praça Guadalajara - onde são realizados os grandes eventos município, como o Festival de Inverno de Garanhuns - para Praça Mestre Dominguinhos.

A assessoria de imprensa do Cemitério Morada da Paz informou que aguardará a notificação judicial para fazer a exumação do corpo. O procedimento será acompanhado pelo oficial de Justiça responsável pela entrega da notificação, policiais militares e técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após a exumação, o cadáver ainda passará pelo processo de tanatopraxia antes de ser enviado à Garanhuns. A técnica é realizada para atrasar todos os fenômenos que resultam na decomposição, feita quando o cadáver se encontra em exposição de urna aberta.

Um comentário: