segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FIGURA DO AMANTE É FÓRMULA DO SUCESSO PARA AS CANÇÕES POPULARES



Relegados à incompreensão da sociedade, quase sempre expostos a julgamentos sem direito de defesa. Milhares desses ícones desprezados, anônimos ou eternizados, já foram e continuam sendo tema de grandes histórias. E, mesmo excluídos, são transformados frequentemente em protagonistas de canções que marcam épocas. São eles, os amantes, os personagens principais de ontem 22, data consagrada a eles.


Alvo das fofocas maldosas e dos cochichos nos corredores, a terceira peça de uma relação conjugal ganha atenção especial dos compositores em seus momentos de inspiração. Não houve quem não cantasse os versos entoados pelo rei Roberto Carlos ao retratar sua 'Amada Amante', que fez sucesso no início da década de 70 ('Você amada amante / Faz da vida um instante / Ser demais para nós dois. / Esse amor sem preconceito / sem saber o que é direito / faz a suas próprias leis').

Igualmente fortes são as estrofes cantadas por um outro rei, esse o soberano do brega, Reginaldo Rossi, que contam a história de uma moça linda que trai o seu namorado com outro rapaz em 'Em Plena Lua De Mel'. ('Toda vez que o seu namorado sai / Você vai ver outro rapaz / Olha todo mundo está comentando / Seu cartaz tá aumentando').


Os amantes clandestinos continuam sendo os queridinhos das músicas de brega, um gênero que, assim como aqueles, sofre com o preconceito alheio. Para o músico Marcelo Araújo, vocalista da banda Faringes da Paixão, a figura do amante é fator comum no cotidiano. "É inegável que o amante é uma figura presente na vida de todos nós. Eu não sabia da existência desta data. Quem nunca passou por isso?! É fantástico. Vamos homenagear".


Marcelo ressalta que o assunto da traição ganhou espaço nas últimas décadas no mercado musical em virtude da forma como é abordado. "A maioria das músicas mostra o lado do traído. Ultimamente tem tido uma abertura maior para o amante, já que o cenário abriu espaço para o senso de humor".

O tema, tratado de forma leve e divertida, também abre espaço para a reflexão. "Você acaba tomando as dores do personagem. A tendência é levantar a bandeira e pensar um pouco antes de crucificar a pessoa", defende Marcelo. O grupo lançará em outubro uma canção autoral chamada 'Dupla Traição'

Vocalista da banda Kitara, conhecida por levar aos fãs o brega romântico, a cantora Carlinha Alves afirma que a identificação do público com as histórias de amantes é imediata. "É um tema que faz parte da realidade de vida de muitas pessoas. Muita gente até chora (nos shows)".


Junto com o cantor Rodrigo Mel, o grupo consagrou no Estado hits que não saem da boca do povo. As músicas discorrem sobre o universo da traição, com espaço para quem traiu, para quem foi traído e para o pivô das separações. "Os compositores colocam todo tipo de cotidiano. É um certo tipo de comédia, porque o assunto é delicado", explica Carlinha. 

Em 'A casa caiu', o traidor engana as duas mulheres e termina sem o amor de ambas ('A casa caiu / A farsa acabou / Pra mim e pra ela jurou seu amor / A casa caiu / Perdeu seu harém / Queria as duas, ficou sem ninguém'). Mesmo cenário se passa em 'Uma em Casa Outra na Rua', onde o homem tenta convencer as amadas sobre os seus duplos sentimentos ('Uma em casa / Outra na rua / É desse jeito / Que eu amo as duas').

Nenhum comentário:

Postar um comentário