quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PÉ NO FREIO

Cristiana Lôbo

A orientação da presidente Dilma Rousseff é esperar as primeiras reações do PSB até decidir como tratar o pedido do partido de afastamento do governo e entrega dos cargos que ocupava. Dilma quer colocar água nessa fervura e esperar para saber se, com o tempo, o partido de Eduardo Campos volta aos poucos para o governo. Afinal, o partido decidiu entregar os cargos, mas não anunciou rompimento com o PT. Foi por isso que Dilma recebeu Eduardo Campos no Palácio do Planalto com um forte abraço – que se repetiu na despedida.

O ministro da Integração, Fernando Bezerra, deve se encontrar com a presidente nesta quinta-feira. Ele vai agradecer a confiança recebida nestes meses que participou do governo e pedir desligamento. Dilma ainda não decidiu se vai nomear logo o sucessor. Já o outro ministro do PSB, Leônidas Cristino, está em viagem ao exterior. Ele é ligado ao governador Cid Gomes, o único na Executiva do PSB que se absteve na votação em que o partido decidiu deixar o governo. Ele estava contra.

Ao mesmo tempo, o PT também tenta não colocar gasolina na situação. O partido que fustigou muito o PSB para que saísse do governo, foi surpreendido com a decisão tão rápida. O PT não quer que o seu governo fique com a cara dos outros aliados, mais conservadores, como PP, PR, PTB e até mesmo PMDB, embora os dois partidos andem em boa fase.

O PSB pode não ganhar muito com o afastamento do governo neste momento – além da liberdade para articular mais intensamente a candidatura de Eduardo Campos à presidência e ter conversas com outros partidos para alianças nos Estados. Mas é o governo que perde mais com esta decisão do PSB. O governo vai sendo empurrado para o centro e centro-direita, o que contraria o discurso da própria presidente e de seu partido, o PT.

Além disso, na preparação de uma eleição que se desenha ser disputada em dois turnos, Dilma pode ficar distante de Eduardo Campos agora. Mas, certamente, vai querer tê-lo em seu palanque num eventual segundo turno em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário