terça-feira, 3 de setembro de 2013

SDS NÃO VAI TOLERAR NUDEZ DE CICLISTAS

Diário de Pernambuco


Cerca de 190 pessoas haviam confirmado participação, via Facebook, até a noite do ontem, no I Desfile Ciclístico Nu. A manifestação está agendada para o próximo sábado, Dia da Independência, com saída às 8h do monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), porém, o passeio dos nudistas pode terminar na delegacia. Em contato com o Diario ontem, a assessoria de comunicação do órgão informou que quem for flagrado despido está infringindo o Código Penal e será preso.

De acordo com a SDS, quem for pego desobedecendo a lei pode ser autuado por praticar ato obsceno em lugar público e condenado a pena de três meses a um ano ou multa. Em nota, o órgão informou que “a estratégia operacional estará condicionada ao fato concreto, pois todo policial sabe o que deve ou não fazer”.

O evento, divulgado na rede social pela Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc), não tem percurso definido ainda e acontecerá de forma concomitante ao desfile militar de 7 de Setembro, que neste ano foi transferido da Avenida Cruz Cabugá, no Centro, para a Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. De acordo com a Farc, a ideia do ato “é despertar uma reflexão para o que pode se entender por independência”. Segundo participantes ouvidos pelo Diario, o desfile nudista não tem coordenadores.

“Ao apontar no corpo a causa da imoralidade, desvia-se o olhar do degradado cotidiano político brasileiro, da crise da democracia representativa, da corrupção, da vulnerabilidade das nossas condições sociais - da verdadeira imoralidade!”, diz o texto de apresentação do evento na rede social. O desfile já se tornou mais uma polêmica ligada a manifestações de rua no Recife, poucos dias após a realização do Baile de Máscaras Damázio, um protesto contra o uso de máscaras em protestos.

Busca por atenção

Na opinião do antropólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Parry Scott, as pessoas promovem este tipo de ato a fim de serem reconhecidas pelo poder público. “Elas querem liberdade. Precisam ser vistas pelo governo e acabam promovendo ações inusitadas. Enquanto muitos estarão paramentados durante as comemorações do Dia da Independência, outros vão buscá-la de outra maneira”, avalia.

Movimentos sociais de outros estados já aderiram a esse tipo de protesto. A bicicletada nudista já foi promovida em São Paulo e Porto Alegre, por exemplo.

Repercussão no Facebook

O evento I Desfile Ciclístico Nu, marcado para 7 de Setembro, vem causando um debate acalorado nas redes sociais. Na fan page do Diario de Pernambuco no Facebook (www.facebook.com/jornaldiariodepernambuco) os posts que trouxeram o link da notícia publicada na editoria de Vida Urbana no DiariodePernambuco.com.br geraram 826 compartilhamentos, 449 curtidas e 257 comentários até as 22h20 de ontem. As opiniões vão de críticas veementes e pedidos de rigor policial contra os nudistas a confirmações de presença. O tom de de brincadeira predomina em grande parte dos comentários. Houve até quem sugerisse o evento a amigos. Até as 22h20 de ontem, 84 convidados haviam marcado a opção “talvez”

Nenhum comentário:

Postar um comentário