terça-feira, 10 de setembro de 2013




Para aqueles que se perguntam quando as chuvas que vêm atingindo o Estado nestes primeiros dias de setembro vão acabar, o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) alerta: as precipitações só devem dar uma trégua em outubro. O quadro, ressalta o instituto, ainda está dentro do esperado para a média climatológica mensal.

"O oceano está com a temperatura normal, na faixa dos 27ºC, e ainda está se formando nebulosidade que se desloca para o Litoral e ocasiona as chuvas", explica o chefe da seção de Previsão do Tempo do Inmet-Recife, Ednaldo Correia.

Segundo Correia, a média para setembro no Grande Recife é de 122 milímetros, distribuídos em 18 dias de chuva. Até essa segunda-feira (9), a Região Metropolitana recebeu um acumulado de 71.4 milímetros. "Acredito que há uma tendência de este ano ficar acima da média do mês", ressalta.

A média registrada em apenas nove dias já ultrapassou em mais que o triplo todo o acumulado de setembro de 2012. "Setembro do ano passado foi um mês seco. Só choveu 19.7 mm, em oito dias de chuva".

A partir de outubro, inicia-se o ciclo mais seco do ano, e as chuvas devem diminuir bastante. Os padrões, no entanto, não devem ser seguidos. "Talvez na segunda semana de setembro já diminua, mas é esperado que melhore de outubro em diante, por ser o período mais seco e também pela elevação da temperatura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário