sábado, 5 de outubro de 2013

MUDANÇA NA CONTA DE LUZ

O processo de leitura e faturamento da conta de energia começa a mudar. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo. Desde o último dia 3 de outubro, o cliente recebe a fatura em novo formato, imediatamente, após a leitura do medidor. A mudança ocorrerá de forma gradativa e chegará primeiro aos moradores dos bairros da Boa Vista e Afogados, no Recife, Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, além dos habitantes dos municípios de Catende, Palmares, Ribeirão e Vitória de Santo Antão.
“Nessa primeira etapa de implantação do novo sistema são 353 mil clientes em Pernambuco. A intenção é avaliar cenários diversos de consumidores que nos permitam identificar eventuais situações de aprimoramento”, comenta o gerente de Atendimento da Celpe, José Carlos Medeiros. As demais etapas irão obedecer a um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A implementação gradual abrangerá todo o estado até o primeiro trimestre do próximo ano.
A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Celpe e as demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Cosern (RN). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Inicialmente, mais de 500 mil unidades consumidoras atendidas pelo Grupo Neoenergia irão receber a fatura de forma instantânea. Concluída as demais etapas, serão mais de 9 milhões de clientes nos três estados a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.
Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal ao cliente. “O procedimento assegura maior agilidade e transparência no processo de leitura e faturamento”, avalia José Carlos. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia.
Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas irão utilizar uma espécie de palm, conhecidos como PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar em modo instantâneo ou sem sinal, a depender do sinal de comunicação. “Os leituristas utilização um kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples, basta inserir a leitura mensal e o sistema fará o restante”, conclui. O papel é especial, com proteção contra água, que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.
 
Os equipamentos serão rastreados 24 horas por dia. “Caso um leiturista seja assaltado, enviaremos um comando que inviabilizará o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá enviar sinal para nosso servidor com a localização geográfica de onde se encontra”, revela José Carlos Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário