segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

GARANHUNS REALIZA EXPOSIÇÃO DE FLORES

 Garanhuns quer voltar a ser grande produtora de Flores
Será realizado no Parque Euclides Dourado, no período de 11 a 14 de dezembro, o I Garanhuns Expoflores. O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O principal objetivo é reintegrar o município ao grupo de produtores, já que de acordo com dados do Mapa, a produção de flores movimenta, por ano, cerca de R$ 4,3 bilhões no Brasil, e Garanhuns já foi considerada produtora, além de suas praças com jardins, ajudando a criar a imagem da Cidade das Flores.

Durante os quatro dias da feira, os participantes poderão participar de minicursos sobre Técnicas em Artes Florais, Bonsai, Arte Messiânica, Plantas para Interior e Compostagem Urbana. Também serão ofertadas palestras, exposição de plantas e móveis de paisagismo e jardinagem.

"Empresas de Garanhuns que trabalham nesse segmento, como produtores, sementeiras, floriculturas e lojas ligadas ao setor”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira.

HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DE FLORES EM GARANHUNS

A produção de flores em Garanhuns, em escala comercial teve início no ano de 1960, com a família Notaro. Nesse período, a cidade foi considerada o maior produtor de cravos do Brasil. Posteriormente, foram introduzidos gladíolos, copos de leite e as rosas, já na década de 1970. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 foram produzidos crisântemos, gipsófilas e rosas. Atualmente, a produção está bastante reduzida, devido a inúmeros fatores, entre eles: a concorrência da produção de flores de outros municípios de Pernambuco e de outros estados e o baixo nível tecnológico dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário