terça-feira, 30 de dezembro de 2014

MULTA POR EXTINTOR ANTIGO SERÁ APLICADA EM FEVEREIRO

Folha de Pernambuco

A fiscalização do uso dos extintores de incêndio com carga de pó ABC em veículos passará a ser punitiva a partir de 1º de fevereiro de 2015, e não em 8 de janeiro, conforme divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anteriormente. Desde ontem (29), a Operação Trânsito Seguro, promovida pelo órgão, passou a fazer ações educativas com o objetivo de alertar os condutores.

Quando o período para se adequar à legislação expirar, os infratores poderão receber multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira. Além disso, o veículo será retido até a devida regularização.
A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 333/2009, que só atinge os veículos com data de fabricação anterior a 2005. Todos os automotores fabricados após esse ano saem da fábrica com o equipamento do tipo exigido.

Os antigos extintores, do modelo BC, apagavam o fogo apenas se tivesse atingido a parte elétrica ou o combustível do carro. Ou seja, caso as chamas alcançassem o estofado, as substâncias químicas do aparelho não serviriam. Já o novo modelo consegue realizar a impermeabilização também das partes sólidas, garantindo a total proteção ao veículo. O custo médio do novo equipamento, que tem validade de cinco anos, é de R$ 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário