domingo, 7 de fevereiro de 2016

PARA EVITAR VAIAS, BONECO DE DILMA NÃO DESFILA EM OLINDA

Blog de Jamildo

Com popularidade em baixa, o boneco da presidente Dilma ficará de fora do Carnaval de 2016

Com o intuito de evitar vaias, o boneco gigante da presidente Dilma Rousseff ficará de fora, mais uma vez, do desfile dos tradicionais calungas que percorre as ruas de Olinda, nesta segunda-feira de Carnaval (7), às 10h. A réplica da petista também não desfilou em 2015.

“No desfile de 2014, o boneco dela [Dilma] foi muito vaiado, por isso preferi não colocar o calunga no ano passado e mantive a decisão também em 2016. Como o Carnaval é um momento de alegria, preferi que a réplica não saísse na Apoteose dos Bonecos Gigantes para evitar constrangimentos”, disse o produtor cultural Leandro Castro, organizador do desfile.

De acordo com Leandro, nenhum outro boneco foi retirado por esse motivo. “O boneco do Lula e o do Fernando Henrique, por exemplo, saíram do desfile quando seus mandatos chegaram ao fim, mas o de Dilma saiu realmente pelo clima chato que ficou em 2014 quando vaias foram ouvidas durante o desfile”, explicou o produtor.

Mesmo sem a presidente, personalidades como Ariano Suassuna, Chaves, os Beatles, Dick Vigarista, Darth Vader e mestre Yoda do “Star Wars” participam do desfile. Veteranos como Lampião, Pelé, Alceu Valença, Bob Marley e Joaquim Barbosa também marcam presença, na apoteose que reúne mais de 60 personagens em um desfile pelas ladeiras da cidade.

Outra atração do desfile é o boneco do jogador Mauro Shampoo, ex-atacante do Ibis Sport Club, time de Paulista (PE) que se consagrou como o pior time do mundo.

LAVA JATO NA FOLIA


O agente da Polícia Federal, Newton Ishii, o “japonês da Federal” também será um boneco do Carnaval de Olinda. O comando da PF aceitou pedido da Embaixada Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda para confeccionar um boneco gigante do policial, que ganhou fama por recepcionar todos os presos da Operação Lava Jato na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O boneco do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, também já está pronto para desfilar nas ladeiras de Olinda em 2016.

Quando montados, os bonecos medem mais de 4 metros de altura e pesam mais de 20 kg. Eles são manipulados por moradores de Olinda e acompanhados por uma orquestra local de frevo. Leandro também disse que está cada vez mais difícil manter a tradição pela dificuldade de reunir uma quantidade suficiente de pessoas que estejam dispostas a carregar os calungas.

O desfile desta segunda foi organizado pelo empresário Leandro Bezerra de Castro, da Embaixada dos Bonecos Gigantes, que realiza seu oitavo Carnaval. Mas a tradição é muito mais antiga. Em 2016, serão 80 bonecos gigantes concentrados no Alto da Sé e o desfile percorre o Sitio Histórico de Olinda, ao som da Orquestra de Frevo de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário