segunda-feira, 18 de novembro de 2013

GOVERNO PODE ANUNCIAR REAJUSTE DA GASOLINA

Diário de Pernambuco


O próximo aumento dos combustíveis pode sair na próxima semana. De acordo com a revista Veja, o governo deve anunciar na próxima segunda-feira (25) um aumento de cerca de 5% no preço da gasolina a partir de dezembro. A informação foi publicada nesta segunda-feira (18) na coluna online Radar da revista e repercutida no portal Folha/UOL.

Segundo a coluna, “o reajuste da gasolina será em dezembro - em torno dos 5%”, com uma nova fórmula para reajuste dos preços proposta pela Petrobras, entrando em vigor em 2014. A coluna adianta que as decisões deverão ser anunciadas na próxima sexta-feira (22), durante reunião do conselho de administração da estatal.

Até o momento, representantes da Petrobras não comentaram o assunto de imediato fora do horário comercial. No final de outubro, a diretoria da Petrobras aprovou e submeteu ao Conselho da companhia uma nova política de preços que prevê reajustes automáticos e periódicos de combustíveis.

Na época, a estatal anunciou parâmetros da metodologia, como câmbio e preços internacionais do petróleo para os aumentos, mas não detalhou como ela vai funcionar. A metodologia, de acordo com a Petrobras, deve ainda impedir o repasse da volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico, disse a companhia na semana passada, dias depois de anunciar estudos para a aplicação da fórmula.

A introdução de uma nova fórmula de aumento do diesel e da gasolina busca dar maior previsibilidade à geração de caixa e também reduzir os índices de alavancagem da Petrobras, que atingiu níveis acima dos desejáveis no terceiro trimestre. Os aumentos também servirão para elevar as receitas da estatal, diante do novo plano de investimentos para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário