quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PRISÃO TRAZ NOVO MOMENTO À POLÍTICA DO PAÍS

Cristiana Lôbo

A prisão dos condenados no mensalão que não têm mais direito a recursos vai representar um novo momento na vida política do país e também para a Justiça. É a primeira vez que um número tão grande de políticos vai para a prisão sob a acusação de corrupção ativa.

O desgaste eleitoral do PT já pode ter acontecido. Afinal, desde 2006 – portanto há cinco eleições – o assunto é tratado nas disputas. Mas o efeito político é bastante significativo. Não é a qualquer hora que se vê um dirigente  partidário ou o “homem forte” de um governo eleito democraticamente ser acusado e preso por corrupção.

A prisão dos condenados foi anunciada no Supremo Tribunal Federal ao final de uma sessão bastante confusa, mas, com clara decisão da Corte para que o assunto seja encerrado e o julgamento concluído, não estimulou nenhum adversário a sair em busca de dividendos políticos com a desgraça alheia. Afinal, mais do que nunca, o pau que dá em Chico pode dar também em Francisco.

Na fila de processos no STF está o chamado “mensalão mineiro”, que envolve  nomes do PSDB, o principal partido de oposição no país. Daí, o que acontece hoje com o PT pode acontecer no próximo ano com o PSDB.

Uma coisa ficou clara: entre petistas e autoridades do governo, a chegada da hora da prisão dos correligionários acontece antes do esperado. O que significou uma surpresa. Mas, também, um alívio. A cena de prisão dos petistas não se dará no ponto alto da campanha eleitoral do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário