domingo, 9 de março de 2014

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Folha de Pernambuco

Tem início, nesta segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como alvo meninas de 11 a 13 anos. Em Pernambuco, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) espera vacinar 253, 3 mil adolescentes do sexo feminino.  A vacina estará disponível nos postos da rede pública no Estado durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Além disso, será realizada uma mobilização em escolas públicas e privadas.
Para receber a vacina é preciso apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. “Nas meninas dessa faixa etária a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos”, explica a coordenadora do PNI/PE, Ana Catarina Melo.
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacinação será restrita ao sexo feminino e o objetivo é reduzir casos e mortes ocasionados pelo câncer de colo uterino. De acordo com calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.
Campanha - Uma campanha informativa foi preparada para orientar a população sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo de útero. Com tema “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, as peças convocam as meninas para se vacinar. Na campanha, as mulheres também são alertadas de que a prevenção do câncer de colo do útero deve ser permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário