quinta-feira, 3 de abril de 2014

CONSUMO DE ORGÂNICOS NÃO DIMINUI RISCO DE CÂNCER

EFE
Londres


As mulheres que geralmente consomem alimentos de produção biológica não têm menos risco de contrair câncer como o de mama do que as que seguem uma dieta convencional, afirma um estudo publicado no British Journal of Cancer.

Cientistas da Universidade de Oxford analisaram os hábitos alimentícios e a progressão de saúde em um período de 9,3 anos de 623.080 mulheres britânicas de mais de 50 anos, participantes de um programa nacional de pesquisa sobre a saúde feminina, "The Million Women Study".

Os pesquisadores concluíram que "não há provas de que consumir regularmente uma dieta de alimentos livres de pesticidas reduza o risco de câncer na mulher".

A equipe de Tim Key perguntou se as mulheres comiam alimentos orgânicos e com que frequência, e acompanhou o desenvolvimento dos dezesseis cânceres mais comuns durante nove anos.

Nesse período, 50 mil mulheres desenvolveram algum câncer.

Os cientistas não encontraram nenhuma diferença no grau de risco entre as 180 mil mulheres que disseram nunca consumir comida biológica e as 45 mil que disseram fazê-lo regularmente.

Ao analisar cada um dos 16 casos de câncer, eles perceberam um pequeno aumento do risco de contrair câncer de mama entre as consumidoras de comida orgânica e uma pequena redução no caso do linfoma não-Hodgkin (LNH), apesar de os especialistas enfatizarem que isso pode acontecer em decorrência de outros fatores independentes da dieta.

Key destacou que "nesse grande estudo com mulheres de meia idade no Reino Unido não foram encontradas provas de que o risco geral de uma mulher desenvolver câncer se reduza quando ela come habitualmente alimentos orgânicos".

O analista lembrou que é necessário mais estudos para determinar se pode haver uma redução do risco no caso do LNH.

A diretora de gestão de informação da organização Cancer Research UK - que patrocinou o estudo - Claire Knight, disse que o trabalho "se soma a outras provas que indicam que os alimentos de produção biológica não reduzem o risco geral de câncer".

"Os cientistas avaliam que aproximadamente 9% dos cânceres no Reino Unido podem estar ligados à dieta, dos quais 5% se relacionaram com um baixo consumo de frutas e verduras", declarou Knight.

"Portanto, manter uma dieta equilibrada com um alto teor de frutas e verduras - orgânicas ou não - pode ajudar a reduzir o risco de câncer", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário