sábado, 9 de novembro de 2013

PROCON ADMITE POSSIBILIDADE DE ESCOLAS COBRAREM TAXA PARA RESERVA DE MATRÍCULA

Folha de Pernambuco

Para as escolas e os pais, a chegada do fim de ano é momento de preparação para o novo ano letivo. Nessa fase, há um ponto polêmico no universo escolar: a reserva da matrícula. Segundo o coordenador geral do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon/PE), José Rangel, a taxa de reserva de vaga pode ser cobrada, para alunos novatos, desde que o valor seja descontado na matrícula ou na primeira mensalidade.

Na situação dos veteranos, ainda de acordo com o representante do órgão, que estão cursando regularmente e cumpriram com todas as suas obrigações no decorrer do ano letivo, será garantida à renovação da matrícula, não havendo necessidade de realizar reserva. Agora, nas situações em que for cobrada uma taxa para garantir a vaga, sem que este valor seja descontado, conforme o Procon, é uma prática abusiva.

No caso da arquiteta Mariana Asfora, que é mãe de Alice, 3 anos, a antecipação da matricula deve ser por escolha dos pais. “A escola estabeleceu que a pré-matricula é a opção do pagamento da primeira parcela da anuidade do ano que vem”, contou. Por meio da assessoria de imprensa, o Colégio Casaforte, onde Alice estuda, disse que esta matricula antecipada é “uma opção de pagamento da primeira parcela da anuidade de 2014 dividida em três vezes, pago em novembro e em dezembro deste ano; e a próxima em janeiro. Não sendo exigida taxa extra, mas sim uma antecipação de um valor que seria pago independentemente”.

O diretor pedagógico do Colégio Dom, Arnaldo Mendonça, disse que o procedimento de antecipação da matricula é apenas para alunos que não são da instituição. “Havendo a certeza de que o aluno irá estudar no colégio, a reserva é feita por meio de pagamento de parte da matricula, sendo esta deduzida quando a outra parte for paga”, revelou. No caso dos alunos antigos, o diretor informou que “ e não houver inadimplência, a vaga estará garantida”.

A coordenadora de uma escola privada do Recife, Thaís Oliveira, contou que a taxa adicional para realização de testes deve ser mitigada das práticas das instituições. Se algum consumidor se deparar com cobranças abusivas, é importante que o Procon seja notificado. Se for identificada alguma irregularidade, o órgão irá suspender as matriculas até que haja a readequação do processo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário