segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PERNAMBUCO ADERE À SEMANA DO PEIXE

Diário de Pernambuco

Começa nesta segunda-feira, em todo o país, a X Semana do Peixe. A campanha “Pescado: Delícia com sabor de saúde” é realizada pelo Ministério da Pesca e Agricultura até o dia 15 de setembro para incentivar o consumo de pescado no país.

A programação conta com cursos, palestras, seminários, festivais gastronômicos, degustações, promoções de pescados em caminhões instalados em parques da cidade. Em Pernambuco, a abertura oficial acontece esta noite, às 19h30, no Restaurante Mercado do Peixe, no Shopping Rio Mar. Na ocasião, será servido um buffet à base de pescados e serão apresentadas as ações da Superintendência de Pernambuco.

Como parte das ações,  os consumidores vão poder adquirir no Caminhão do Peixe instalado na Jaqueira, em Porto de Galinhas e em São Lourenço da Mata, pescados com preços mais acessíveis do que nos mercados. Também como parte da ação, nos supermercados Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Extrabom, os clientes vão poder degustar pratos preparados com pescados e saber técnicas sobre as boas práticas para manipulação do produto.

O Ministério da Pesca e Aquicultura também vai distribuir cartilhas com informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras.

De acordo o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Marcos Antônio Câncio, a campanha funciona como uma âncora, no segundo semestre, para o aumento do consumo de pescado. No primeiro semestre, a Semana Santa cumpre este papel.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas devem consumir pelo menos 12 kg de pescado por ano.   Entretanto, os brasileiros consomem apenas 9 kg. No mundo, a média chega a 17 kg por ano por pessoa, o que explica porquê o peixe é a principal proteína animal do mercado internacional.

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