Relegados à incompreensão da sociedade, quase sempre expostos a julgamentos sem direito de defesa. Milhares desses ícones desprezados, anônimos ou eternizados, já foram e continuam sendo tema de grandes histórias. E, mesmo excluídos, são transformados frequentemente em protagonistas de canções que marcam épocas. São eles, os amantes, os personagens principais de ontem 22, data consagrada a eles.
Alvo das fofocas maldosas e dos cochichos nos corredores, a terceira peça de uma relação conjugal ganha atenção especial dos compositores em seus momentos de inspiração. Não houve quem não cantasse os versos entoados pelo rei Roberto Carlos ao retratar sua 'Amada Amante', que fez sucesso no início da década de 70 ('Você amada amante / Faz da vida um instante / Ser demais para nós dois. / Esse amor sem preconceito / sem saber o que é direito / faz a suas próprias leis').
Igualmente fortes são as estrofes cantadas por um outro rei, esse o soberano do brega, Reginaldo Rossi, que contam a história de uma moça linda que trai o seu namorado com outro rapaz em 'Em Plena Lua De Mel'. ('Toda vez que o seu namorado sai / Você vai ver outro rapaz / Olha todo mundo está comentando / Seu cartaz tá aumentando').
Marcelo ressalta que o assunto da traição ganhou espaço nas últimas décadas no mercado musical em virtude da forma como é abordado. "A maioria das músicas mostra o lado do traído. Ultimamente tem tido uma abertura maior para o amante, já que o cenário abriu espaço para o senso de humor".
O tema, tratado de forma leve e divertida, também abre espaço para a reflexão. "Você acaba tomando as dores do personagem. A tendência é levantar a bandeira e pensar um pouco antes de crucificar a pessoa", defende Marcelo. O grupo lançará em outubro uma canção autoral chamada 'Dupla Traição'.
Vocalista da banda Kitara, conhecida por levar aos fãs o brega romântico, a cantora Carlinha Alves afirma que a identificação do público com as histórias de amantes é imediata. "É um tema que faz parte da realidade de vida de muitas pessoas. Muita gente até chora (nos shows)".
Em 'A casa caiu', o traidor engana as duas mulheres e termina sem o amor de ambas ('A casa caiu / A farsa acabou / Pra mim e pra ela jurou seu amor / A casa caiu / Perdeu seu harém / Queria as duas, ficou sem ninguém'). Mesmo cenário se passa em 'Uma em Casa Outra na Rua', onde o homem tenta convencer as amadas sobre os seus duplos sentimentos ('Uma em casa / Outra na rua / É desse jeito / Que eu amo as duas').
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