terça-feira, 17 de setembro de 2013

DOMINGUINHOS SERÁ ENTERRADO EM GARANHUNS NO DIA 26 DE SETEMBRO

FolhaPE

Os restos mortais do sanfoneiro Dominguinhos, falecido no último dia 23 de julho, serão transferidos para sua cidade natal na próxima semana. A cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado, se prepara para acolher o músico no dia 26 de setembro, no Cemitério São Miguel, no bairro da Boa Vista, onde foi construído um túmulo para o reenterro.

Em uma limusine, o corpo de Dominguinhos será conduzido desde o Cemitério Morada da Paz até Garanhuns, onde percorrerá as ruas da cidade em um carro de Bombeiros. De acordo com o prefeito Izaías Régis, a cidade se prepara para receber o conterrâneo. “Vamos esperar a chegada de Dominguinhos, logo à entrada da cidade. Diversos amigos dele também foram convidados para acompanhar o processo.
Na rua do cemitério, vamos armar um palco com o som aonde irá se apresentar a Orquestra Sinfônica de Garanhuns, artistas nordestinos e o bispo de Garanhuns Dom Fernando Guimarães, que realizará uma cerimônia ecumênica”, explica.

Para Liv Moraes, filha de Dominguinhos, a nova cerimônia ainda terá caráter de luto. “O que importa é que ele vai pra Garanhuns. Antes houve um problema de comunicação e não conseguimos fazer o enterro lá.
Para mim, também é importante que ele seja enterrado no lugar onde nasceu. Neste momento estou de luto, não sei de dizer se estou tranquila. Para as pessoas da cidade, o que importa é que ele está indo pra lá”, desabafa a cantora.

Foi a partir da ação judicial movida por Mauro Moraes, filho do sanfoneiro, que a juíza Andréa Duarte Gomes, da 1ª Vara Cível de Paulista, autorizou a exumação e o traslado do corpo do cantor e posterior enterro em cemitério público. De acordo com Moraes, ele não havia sido consultado acerca da decisão de sepultar o pai em Paulista, no Cemitério Morada da Paz. “Não precisava nem dessa confusão toda. O desejo dele não foi respeitado, elas (Liv e Guadalupe Mendonça, ex-mulher de Dominguinhos) não me pediram opinião e nunca entrei em acordo com ela”, comentou. Mauro disse que chegará a Garanhuns com antecendência para conhecer os detalhes do novo sepultamento.
 
Homenagens – A Esplanada Cultural Guadalajara, palco dos principais eventos em Garanhuns, também será rebatizada. “Os vereadores de Garanhuns decidiram mudar o nome do espaço que passará a se chamar Praça Cultural Mestre Dominguinhos, um nome mais simples que homenageará o grande mestre, que sempre foi humilde”, explica o prefeito. O artesão José Veríssimo está construindo uma estátua de corpo de Dominguinhos, monumento terá dois metros de altura e deve ser inaugurada até novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário