terça-feira, 17 de setembro de 2013

DILMA PEGARIA MARINA OU SERRA NO 2º TURNO

Blog da Folha


O site Br247 divulgou, na manhã desta terça-feira (17), uma pesquisa nacional de intenções de voto para presidente da República, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, de Curitiba. Nesse levantamento, pela primeira vez, os tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) foram colocados no mesmo cenário, como se disputassem a eleição por legendas diferentes – um cenário ainda não descartado, uma vez que Serra ainda pode migrar para o PPS, do deputado Roberto Freire.

Além de forçar um segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT), que teria 32,08% das intenções de voto, coloca Serra no páreo, disputando a posição, cabeça a cabeça, com Marina Silva. Eis os números:

Dilma Rousseff – 32,08%
Marina Silva – 19,64%
José Serra – 18,54%
Aécio Neves – 11,13%
Eduardo Campos – 4,29%

Segundo Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, diretor da Paraná Pesquisas, foram ouvidos 2.502 eleitores, em 169 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. O levantamento de margem de erro de dois pontos, o que significa que, no quadro captado pela pesquisa, Serra e Marina estariam tecnicamente empatados.

Na última segunda-feira (16), Aécio Neves teria divulgado a amigos que Serra estará ao seu lado na disputa de 2014. O ex-governador de São Paulo, por sua vez, ainda tenta provocar prévias no PSDB, mas essa possibilidade é considerada remota. Um destino possível é o PPS, de Roberto Freire, que afirmou que prorrogará o tempo de espera para a decisão de Serra até o prazo máximo, 4 de outubro, um ano antes da eleição de 2014.

O Instituto também pesquisou outro cenário, com Serra fora do páreo. Neste quadro, também haveria segundo turno, mas com Marina Silva. Eis os números:

Dilma Rousseff – 34,47%
Marina Silva – 23,41%
Aécio Neves – 15,36%
Eduardo Campos – 7,70%

Curiosamente, os votos de Serra não seriam herdados preferencialmente por Aécio. Quem mais se beneficiaria seria Marina Silva, com 28,8%, seguido por Aécio com 19,4%. Até mesmo Dilma beliscaria 18,1% dos votos de Serra, seguida por Eduardo Campos, com 11,6%.

Outro cenário pesquisado pelo Paraná Pesquisa coloca Serra como o candidato do PSDB, após uma improvável prévia interna. Confira os números:

Dilma Rousseff – 32,17%
Marina Silva – 22,46%
José Serra – 21,65%
Eduardo Campos – 7,65%

Neste contexto, Serra herdaria a maior parte dos votos de Aécio – 38%, seguido de Marina Silva, Dilma e Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário