quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MORADORES SE UNEM E CONSTROEM REDE DE ESGOTO EM RUA




Moradores construíram uma rede de esgoto de forma improvisada na Rua José Cordeiro Júnior, no Bairro João da Mata, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A informação é do internauta Wamberto Douglas, que mora há três anos na localidade. Ele explica que as pessoas estavam prejudicadas pelos dejetos escorrendo e pelo mau cheiro e afirma que se cansaram de solicitar à prefeitura e à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que o problema fosse resolvido.

Cerca de dez moradores custearam a obra, cada um pagando R$ 100. Os dutos das casas foram ligados ao cano de esgoto que pertence a um apartamento - segundo o internauta, com autorização. No entanto, esta rede despeja os dejetos mais à frente, na mesma rua, que fica perto da Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE).

Outra problema apontado pelo leitor é a falta de calçamento. Segundo ele, a prefeitura às vezes coloca barro e passa máquinas, mas a ação paliativa só pioraria a situação, principalmente quando chove e se formaria um lamaçal. Wamberto Douglas relata que os transtornos na rua afetam até os veículos, que constantemente ficam sujos.

Nota da Redação: Em nota, a Compesa informou que existe um projeto para administrar as redes de esgoto de Garanhuns, mas que, por enquanto, a responsabilidade sobre a rua é da prefeitura. Já a assessoria do governo municipal afirma que a construção poderia ser feita com consentimento e suporte da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Obras, porém, o secretário Hélio Faustino diz não ter recebido solicitações dos moradores. A mesma assessoria informa que o barro é colocado para minimizar as consequências dos buracos na via. Sobre o calçamento, comunica que a Rua José Cordeiro Júnior - assim como as demais do Bairro João da Mata - será pavimentada e drenada. Este projeto está, segundo a prefeitura, em fase de conclusão, para ser licitado ainda neste ano. Uma equipe da secretaria deve ir à localidade nesta quinta-feira (5) para analisar a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário