Agência Brasil
A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (08), a consulta ao
segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
2013. O dinheiro será depositado no banco no próximo dia 15. Ao todo,
são sete lotes regulares. O último está previsto para 16 de dezembro. O
calendário de restituição está no Ato Declaratório 3 da Receita Federal,
publicado no Diário Oficial da União.
O contribuinte que não recebeu a restituição deve procurar o extrato no
site da Receita para verificar por que caiu na malha fina. As pessoas
que identificarem algum erro devem enviar a chamada declaração
retificadora. O extrato da declaração é disponibilizado no Centro
Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) onde se encontram outras
informações relativas ao imposto de renda.
Para utilizar o e-CAC é necessário usar o código de acesso gerado na
própria página da Receita ou o certificado digital emitido por
autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará
informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de
Renda dos dois últimos exercícios.
Com o código, o contribuinte pode fazer a autorregularização caso
encontre algum erro. O tamanho dos lotes depende das disponibilidades do
Tesouro Nacional. No segundo lote, o valor liberado chega a R$ 1,3
bilhão destinados a pouco mais de 1 milhão de contribuintes que
declararam Imposto de Renda em 2013, tendo por base o ano-calendário de
2012.
O valor está acrescido da taxa Selic de maio a julho deste ano,
totalizando 2,21% de correção. Com a liberação do segundo lote, sobe
para R$ 4,03 bilhões o valor total pago até agora. O número de
contribuintes incluídos nos dois lotes subiu para 2,9 milhões.
Para saber se a declaração foi liberada, a pessoa deverá acessar a
página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita
disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os
sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um
ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá
requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico -
Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço
Declaração IRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar
pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a
Central de Atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001
(demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para
deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou
poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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