sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FECHAMENTO DA FACULDADE DE MEDICINA DE GARANHUNS

Diário de Pernambuco
 
 
Na próxima segunda-feira (18), uma audiência pública vai discutir o fechamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). A iniciativa partiu dos questionamentos de alunos residentes no Recife e Região Metropolitana a respeito dos entraves para o funcionamento da unidade. A Câmara Municipal do Recife promoverá a reunião no Plenarinho a partir das 9h. Deverão ser debatidos os fatores educacionais, políticos e sociais que levaram a desautorização do funcionamento da instituição.

O fechamento da Fameg aconteceu em 2008, quando a instituição de ensino já realizara o primeiro concurso vestibular e os aprovados se preparavam para cursar o segundo semestre. Os alunos aprovados no primeiro semestre de 2008 sequer conseguiram efetivar as matrículas por conta do veto oficial. Alguns estudantes, por força de mandado judicial, puderam se transferir para outras faculdades.  

A Câmara Municipal do Recife foi procurada por alunos, funcionários e pessoas de diversas matrizes sociais e políticas de Garanhuns e regiões afetadas, signatários de abaixo assinados, solicitando apoio público à causa. Segundo os idealizadores da reunião, da data do fechamento da instituição até hoje, muitos profissionais deixaram de ser formados, enquanto Garanhuns deixa de se tornar polo médico-hospitalar e o atendimento a saúde da população, principalmente a mais carente, encontra-se fragilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário