quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CÂMARA APROVA PROJETO QUE EXTINGUE O FERIADO DO ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS

Blog do Carlos Eugênio
 
Debates acalorados e no final a extinção do feriado de aniversário de Garanhuns. Esse foi o panorama da 18ª Reunião Ordinária, finalizada agora a pouco na Câmara de Garanhuns.

É que por 9 votos favoráveis e dois contrários, o Legislativo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 041/2013, bem como o substitutivo apresentado pelos vereadores Audálio Ramos (PSDC) e Sílvio Sabino (PSC), que tratava da extinção do feriado de 4 de fevereiro – instituído em 2009 – e criar o Dia de Garanhuns, a ser vivenciado no segundo domingo do mês de março, em comemoração a Data Magna do Município. Apenas os vereadores Sivaldo Albino e Alcindo Correia votaram contrários a matéria.

Com a aprovação na Câmara e depois do ato de sansão por parte do Prefeito Izaías Régis (PTB), a Cidade passa a contar com apenas os quatro feriados religiosos, sendo eles: A Sexta-feira da Paixão; Corpus Christi; o dia 13 de junho (em que se comemora o padroeiro da cidade, o Santo Antônio) e o dia 24 de Junho (Dia de São João). 

A matéria rendeu debates quentes na Câmara. Ao usar da palavra o vereador Sivaldo Albino (PPS), acusou tanto o Prefeito Izaías Régis quanto o Presidente da Câmara, o vereador Audálio Ramos, de estarem a serviço da CDL, Órgão que defendia a extinção do feriado. 
“Mais uma vez os vereadores demonstram que quem manda nessa casa é o Prefeito”, disparou Albino, que chegou, inclusive, a citar a realização de um jantar, que segundo ele fora promovido pelo Prefeito Izaías Régis e que teve entre os convidados os vereadores que integram a bancada de situação na Casa Raimundo de Moraes, com exceção do vereador Alcindo Correia (PROS).
Já o vereador Alcindo Correia, que é governista, registrou que votou contra a matéria por entender que a ação vai de encontro a vontade popular. “Votei favorável aos meus eleitores, muitos deles funcionários do comércio de Garanhuns”, pontuou.

Os vereadores Gil PM (PRB), Gersinho Filho (Solidariedade), Zaqueu Lins (PDT) e Sílvio Sabino (PSC) – este que presidiu a sessão por motivo de viagem do Presidente Audálio Ramos e não votou na matéria por conta da função que exercia no momento-, também se pronunciaram e justificaram a decisão de votar favorável a matéria haja vista o prejuízo econômico que mais um feriado vem trazendo ao comércio local. 
 
O Vereador Silvio, que também é o líder da Bancada de Situação na Casa, também esclareceu o jantar denunciado por Sivaldo. “Fui eu que convidei os vereadores e também resolvi chamar o Prefeito para este encontro e tratamos diversos assuntos, entre eles esse Projeto (Projeto de Lei nº 041/2013)”, disse Sabino. Quanto ao fato do vereador Alcindo não ter sido convidado para o momento de confraternização, Silvio foi enfático: “ele já havia dado a sua opinião e como sei que ele não muda as suas posições, não o convidei”.   

Ao final da sessão, o professor e historiador Antônio Vilela, chamou a atenção dos vereadores quanto a uma incorreção na redação do projeto de Lei aprovado. O vereador Zaqueu Lins enfatizou que a observação do historiador será levada em consideração e se houver a falha na redação do Projeto, este será retificado através de emenda, que deve ser posta em votação juntamente com o Projeto original, a ser apreciado em segunda votação na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário